Biography | Poetic Processes | Curriculum Vitae

 

Biografia

Hilda de Paulo (Inhumas-GO, Brasil, 1987) vive e trabalha entre Brasil e Portugal. É artista, travesty e curadora independente, membra fundadora da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, e organizadora e diretora da Mostra Performatus. Fez especialização em Artes Plásticas com percurso em Escultura e em Práticas Artísticas Contemporâneas, ambas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal, e, na Faculdade de Letras dessa mesma universidade, licenciou-se em História da Arte. Tem integrado exposições coletivas nacionais e internacionais, e algumas de suas obras integram permanentemente o acervo de alguns museus, como o do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ, Brasil), o do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói-RJ, Brasil) e o da Fundação Memorial da América Latina (São Paulo-SP, Brasil). Participou das seguintes residências artísticas: Programa de Residências Despina (Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2019); Fjúk Arts Centre (Húsavík, Islândia, 2015-16); e Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst (Campinas-SP, Brasil, 2014).

 

Processos Poéticos

Interessa-me pesquisar a “biografia ficcionalizante” como elemento suporte de criação na arte e na literatura, seja através das minhas experimentações das “próteses sentimentais” – termo que desenvolvi para meus trabalhos que envolvem a tatuagem que introduz na pele a ontologia do devir e do despojamento –, bem como pela exploração de outros meios de expressão que derivam da ampliação dos princípios visuais para além da tela. Como iniciei meu processo artístico no teatro e minha formação acadêmica transitou – e ainda transita – entre as áreas de História da Arte e Artes Visuais, além da minha investigação na linguagem da performance oriunda pela organização e edição da eRevista Performatus e pela participação direta em trabalhos de performance de outres artistas, percebo que este meu percurso transdisciplinar é fundamental para pensar a pesquisa inicialmente citada que venho desenvolvendo no campo das artes visuais, especialmente em construções pictóricas em formato tradicional, em pinturas performáticas, fílmicas, escultóricas e cinéticas com tons autobiográficos, e seus desdobramentos na escrita.

 

Currículo

Formação Acadêmica

[2017-18] Especialização em Artes Plásticas com percurso em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.

[2014-15] Especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.

[2010-14] Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal.

[2008-09] Frequência do 1º semestre do 1º ano da Licenciatura em Teatro – Interpretação e Encenação pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) em Portugal.

 

Exposições Individuais

[2021] Exposição Princesinha do Cerrado. Curadoria de Suzana Queiroga. Texto de Gabriela de Laurentiis. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2020] Exposição …que eu também não adoeça de Brasil! Curadoria de João Baeta. Texto de Tales Frey. Mupi Gallery, Porto, Portugal.

[2019] Exposição Tão Só o Fim do Mundo. Texto de Camila Alexandrini. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

 

Exposições Cia. Excessos

[2023] [em breve] Exposição [título em processo]. Curadoria de Pollyana Quintela. Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia.

[2019] Exposição Em Posições de Dança. Curadoria de Daniela Labra. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2018] Exposição Enredos para um Corpo. Curadoria de Raphael Fonseca. Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2016] Exposição A Ilha. Curadoria de Susana Rodrigues. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.

[2016] Exposição Sob (Ul)Trajes e Gozos. Curadoria de Suianni Macedo. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.

[2016] Exposição Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

[2015] Exposição (Tra)vestir um Fa(c)to. Curadoria de José Maia. Textos de André Masseno e Julia Pelison. Espaço MIRA, Porto, Portugal.

[2015] Exposição Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. SESC Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil.

[2014] Performance-instalação/exposição Orexia, de Tales Frey. Barracão Maravilha, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2014] Exposição Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. SESC Rio Preto, São José do Rio Preto-SP, Brasil.

[2013] Exposição Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. SESC Campinas-SP, Brasil.

[2013] Exposição Moda e Religiosidade em Registos Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2013] Exposição Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Estação Cultura, IV Festival de Formas Poéticas, Catanduva-SP, Brasil.

 

Exposições Coletivas

[2021] [em breve] Exposição coletiva Poético ou Político? #4. Curadoria de Tales Frey. Mupi Gallery, Porto, Portugal.

[2021] [em breve] Exposição coletiva Poético ou Político? #2. Curadoria de Tales Frey. Mupi Gallery, Porto, Portugal.

[2020] Mostra EAV 2020. Mostra On-line Final de Alunes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.  

[2020] Video Raymi [9] – Festival Internacional de Videoarte del Cusco: Selección Oficial de Video Raymi 2019 [3]. Programação on-line.

[2019] Video Raymi [9], Festival Internacional de Videoarte del Cusco. Instituto Cultural Peruano Norteamericano – ICPNA, Cusco, Peru.

[2019] Exposição coletiva Aparelho. Curadoria de Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2019] 2º Refluxo – Festival Experimental de Artes. Centro Cultural UFG, Goiânia-GO, Brasil.

[2019] Exposição coletiva as pessoas que esperavam pelos autocarros espreitavam pela janela. Curadoria de Ana Efe e All Brain. Texto de Vera Carmo e João Ricardo Moreira. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.

[2019] Senado Tomado #8. Despina, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2019] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #3”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Curadoria de Ricardo Bastos Areias. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2019] 22ª Rencontres Traverse Vidéo: L’Expérimental {recherche/art}. Cinéma ABC Toulouse, Toulouse, França.

[2018] Exposição coletiva Mover-se em Outra Dimensão. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.

[2018] Exposição coletiva Faça Você Mesm_ – Um Guia de Leitura (1/20). Curadoria de Alexandre Sá. A MESA, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2017] ROÇAdeira: Encontros Performáticos em Lugares Improváveis, Sessão #3 re_Quebra. Oficina Cultural Geppetto, Goiânia-GO, Brasil.

[2017] Exposição coletiva Ser ou Não Ser… Eis a Questão!? Curadoria de José Rosinhas. II Bienal Internacional de Arte Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal.

[2017] Exposição coletiva O Teu Corpo É Luta. Curadoria de Danillo Villa e Ricardo Basbaum. Arte Londrina 5, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil.

[2017] Mostra Diversa. Subterrânea #2, Pyranhas, Belo Horizonte-MG, Brasil.

[2017] Exposição coletiva Trânsitos Feministas. 19ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

[2016] IV Video Raymi, Festival Internacional de Videoarte del Cusco. Casa de la Cultura Cusco, Cusco, Peru.

[2016] 27ª Mostra de Arte da Juventude. SESC Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil.

[2016] ESFORÇOS #2 – Mostra de Performances. Curadoria de Caio Riscado e Lucas Canavarro. Olho da Rua, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2016] 4º Salão de Outono da América Latina. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.

[2016] Exposição coletiva Em Tudo Quanto é Mundo Dito ou Não Dito. Curadoria de José Maia. Desobedoc 2016, Cinema Batalha, Porto, Portugal.

[2016] Segundo Encuentro Nacional de Performance (ENAPE). Organização do coletivo Revólver Azul. Centro de Arte y Filosofía, Pachuca de Soto, Hgo., México.

[2016] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #2”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Curadoria de Ricardo Bastos Areias. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2016] Mostra IP: Mostra Nacional de Vídeo, Intervenções e Performance. Atelier Codorna, Rio de Janeiro-RJ; Festival La Plataformance, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo-SP; Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, Santana-AP; Sebo no Chão e Praça Nauro Machado, São Luís-MA; Estação Cultura e Associação Dell’Arte, Catanduva-SP; Varandão CCE-UFSC, Florianópolis-SC; Brasil.

[2016] Traverse Vidéo en Aveyron. Cinéma La Strada, Decazeville, França.

[2016] 19ª Rencontres Traverse Vidéo: l’Atypique Trouble. Museu de Arte Moderna e Contemporânea Les Abattoirs, Toulouse, França.

[2016] Mostra Brasil: Ficciones. Curadoria de Laurem Crossetti. Espacio Tangente, Burgos, Espanha.

[2015] CÓDEC/ Festival de Vídeo Y Creaciones Sonoras. La Calaca Centro Cultural, Cidade do México, México.

[2015] Video – Instalación de TRAFKINTU. Co-habitar III – Residencia de Performance, Espaço Independente de Arte Contemporânea Gálvez Inc., Valparaíso, Chile.

[2015] Monstruosas: Subpolíticas e Descolonialidades. Espaço Casarão, Recife-PE, Brasil.

[2015] XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: Olhar o Passado para Construir o Futuro. Vila Nova de Cerveira, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Maria de Todos Nós: 50 anos de Maria Bethânia. Curadoria de Bia Lessa. Paço Imperial, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2015] Fifth Under the Subway Video Art Night, com organização de Antonio Ortuño; curadoria de Antonio Ortuño (Nova York) e Ana Sanfrutos (Berlim); e organização em Berlim de Irene Cruz e Nati Grund. The ANNEX Art Social Space, Nova York, Estados Unidos; Project Space Kleiner Salon, Berlim, Alemanha.

[2015] Projeto transdisciplinar TRANS[acto]#01/2015. Concepção de Isabel Maria Dos. Coimbra, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Múltiplas Perspectivas e Não Menos Contradições e Sonhos. Curadoria de José Maia. I Bienal da Maia: Lugares de Viagem. Fórum da Maia, Maia, Portugal.

[2015] Mostra de Performance XØKE. Micro Centro Cultural Casa Vermelha, Florianópolis-SC, Brasil.

[2015] Rapid Pulse International Performance Art Festival 2015: Video Series. Defibrillator Performance Art Gallery, Chicago, Estados Unidos.

[2015] Exposição coletiva Amor Marginal. Curadoria de Susana Rodrigues e Ana D’Almeida. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2015] Mostra Brasil: Ficções. Curadoria de Laurem Crossetti. Armazém do Chá, Porto, Portugal.

[2014] 18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva. Salão de Exposições, Estação Cultura, Catanduva-SP, Brasil.

[2014] Exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2014] Exposição coletiva Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira. Curadoria de Angela Barbour. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.

[2014] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Curadoria de Ricardo Bastos Areias. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2014] Exposição coletiva Corpo (I)materializado. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo-SP, Brasil.

[2012] Dzień Światła 2012. Organização e curadoria de Maciej Stawiński. Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia.

 

Performances Ao Vivo e Teatro

[2017-19] Performance Estar a Par, de Tales Frey. AMOQA (Athens Museum of Queer Arts), Atenas, Grécia; SESC Registro, Registro-SP, Brasil; SESC Santana, São Paulo-SP, Brasil; 86º Aniversário do Teatro Rivoli, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal; 22ª Rencontres Traverse Vidéo: L’Expérimental {recherche/art}, Ombres Blanches, Toulouse, França; SESC São José dos Campos, São José dos Campos-SP, Brasil; Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil; SESC Rio Preto, São José do Rio Preto-SP, Brasil; BIENALSUR, MUNTREF Centro de Arte Contemporáneo y Museo de la Inmigración – Sede Hotel de Inmigrantes, Buenos Aires, Argentina; A! Performance Festival, Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia.

[2019] Performance F2M2M2F x 6, de Tales Frey. 22ª Rencontres Traverse Vidéo: L’Expérimental {recherche/art}, Prép’Art, Toulouse, França.

[2016-19] Performance Be (on) You, de Tales Frey. III Bienal Internacional de Performance HORASperdidas, Monterrey, México; Queer Porto II: Festival Internacional de Cinema Queer, Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal; SESC Registro, Registro-SP, Brasil; SESC Santana, São Paulo-SP, Brasil; The Performance Arcade, Wellington, Nova Zelândia.

[2017] Performance Sem Título (1995), de Erwin Wurm. Inserida na exposição do it de Hans-Ulrich Obrist na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.

[2013] Performance Aliança, de Hilda de Paulo/Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey. Exposição Beija-me realizada na Estação Cultura no IV Festival de Formas Poéticas em Catanduva-SP, Brasil.

[2012] Performance Dismorfofobia, de Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2011] Performance Reciprocidade Desalmada, de Tales Frey. Associação Cultural Mercado Negro, Aveiro, Portugal.

[2009-12] Performance O Outro Beijo no Asfalto, de Tales Frey. Rua dos Clérigos na cidade do Porto, Portugal; no Stockholm Fringe Fest 2011 em Estocolmo, Suécia; no Rapid Pulse International Performance Festival da Defibrillator Performance Art Gallery de Chicago, Estados Unidos; e na 25ª Feira Franca do Palácio das Artes/ Fábrica de Talentos na cidade do Porto em Portugal.

[2007] Espetáculo teatral Os Sapatinhos Vermelhos, texto de Caio Fernando Abreu com direção de Tales Frey. Clube noturno FOSFOBOX, Rio de Janeiro-RJ, Brasil; Mostra …Ou Tudo Trash, SESC Campos, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil; 6ª edição do Festival de Teatro ENCONTRARTE, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

[2007] Leitura dramática da peça Ájax de Sófocles. Resultado final do workshop com José Celso Martinez Corrêa na Casa de Dramaturgia Carioca. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2007] Peça teatral curta Pensamento Mudo, fragmento de A Gaivota de Anton Tchekhov. Direção de Celina Sodré. Studio Stanislavski, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

 

Coleções Públicas

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói-RJ, Brasil.

Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.

 

Prêmios e Apoios

[2019] Programa de Apoio à Internacionalização Artística SHUTTLE. Câmara Municipal do Porto, Porto, Portugal.

[2014] Terceiro lugar com a fotografia El Minotauro #2 dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos).

 

Residências Artísticas

[2019] Programa de Residências Despina. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2015-16] Fjúk Arts Centre. Húsavík, Islândia.

[2014] Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst. Campinas-SP, Brasil.

 

Curadoria

[2020-21] Cine-Performatus #1: Resistir ao Tempo. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2019] Exposição Venoso, de Joana Bueno. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.

[2019] Exposição Metáforas Funcionais para Corpos no Espaço, de Tales Frey. Curadoria de Hilda de Paulo. Galeria Monumental. Lisboa, Portugal.

[2018] Programa As Pinturas Fílmicas de Carolee SchneemannCuradoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.

[2017] Mostra Performatus #2: O que está à Luz do nosso Tempo, discernimos no Escuro. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. eRevista Performatus em parceria com o SESC Santos. Santos-SP, Brasil.

[2017] Exposição O que o Corpo Abriga, de Renan Marcondes. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2016-17] Exposição Macumba Visual, de Ana Seixas. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Espaço Bo, Porto, Portugal; Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2016] Exposição coletiva Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Trabalha-dores do CU. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2015] Cine ÁguaAr. Curadoria de Hilda de Paulo e Suzana Queiroga. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2015] Exposição ÁguaAr, de Suzana Queiroga. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. SESC Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil.

[2014] Exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2014] Mostra Performatus #1: O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. eRevista Performatus em parceria com o Instituto Hilda Hilst e a Central Galeria de Arte. Campinas-SP e São Paulo-SP, Brasil.

[2013] Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. IV Festival de Formas Poéticas, Estação Cultura, Catanduva-SP, Brasil.

 

Colóquios, Palestras, Congressos e Outras Apresentações Orais

[2020] 1º Ciclo de Conversas do Projeto de Pesquisa Perspectivas em Arte Contemporânea: Gênero e Invisibilidades. Coordenação do Projeto de Bettina Rupp. Mediação de João Azevedo. Sessão realizada na plataforma Google Meet e oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.

[2020] #014 Podcast. Projeto: Outras Conversas | Entre-vistas com o Baeta com Mãe Paulo. Associação Cultural Saco Azul/ Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2020] Apresentação comentada do filme Cassandra Rios – A Safo de Perdizes, de Hanna Korich, que integrou a primeira sessão do Cine-Performatus #1: Resistir ao Tempo. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2020] Projeto Performance em Rede convida Hilda de Paulo e Tales Frey. Instagram @EmbaixadaDaPerformanceArte, Brasil.

[2019] Conversa no Cine Clube Despina. Despina, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2019] Conversa Livro da Mata sou eu, por mim mesmo! Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2018] Apresentação comentada da sessão As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.

[2017] Conversa É Loïe Fuller, meu amor! Lançamento da autobiografia Quinze Anos de Minha Vida, de Loïe Fuller. Café Literário, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.

[2017] Visita Guiada/ Conversa na exposição O que o Corpo Abriga. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2017] Visita Guiada/ Conversa na exposição Macumba Visual. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2017] Apresentação da exposição Trânsitos Feministas. Casa da Lusofonia, Coimbra, Portugal.

[2017] Conversa Livro da Mata sou eu, por mim mesmo! Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Porto, Portugal.

[2016] Conversa Performance como uma Extensão Diária e Persistente. Galeria Santa Clara, Coimbra, Portugal.

[2016] Seminário Destruição/Reconstrução. Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Caldas da Rainha, Portugal.

[2016] Conversa À Volta Do Tanque – Projeto “Cia. Excessos”. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.

[2016] Apresentação comentada do filme O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.

[2015] Noite Belas Artes. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2015] Visita Guiada/ Conversa na exposição ÁguaAr. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2015] “Amanheceu enquanto conversávamos”: Silvestre Pestana conversa com José Maia, Hilda de Paulo e Tales Frey. Espaço Mira, Porto, Portugal.

[2014] Comunicação-performance Livro da Mata, Página 13: Carta a Niemeyer [ou Eu Sou Uma Bruxa] no Colóquio Internacional “História da Arte em Estudos Transdisciplinares: Práticas Artísticas Contemporâneas”. Organização de Leonor Soares, Hugo Barreira e Marzia Bruno. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

[2012] Apresentação comentada do filme O Príncipe Constante, de Jerzy Grotowski. XII Semana da História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

 

Júri

[2018] Membra do Júri do Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Porto, Portugal.

 

Citações

[2021] DE LAURENTIIS, Gabriela. Princesinha do Cerrado: Folheto. Guimarães, Portugal: [s.n.], Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, 2021.

[2020] LODI MORAES, Jaqueline. A Minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: Do Corpo no Espaço e no Tempo. Dissertação (Mestrado em Estudos de Arte com especialização em Teoria e Crítica da Arte) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Porto, Portugal.

[2019] LABRA, Daniela. Em Posições de Dança: Folheto. Rio de Janeiro: [s.n.], Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, 2019.

[2019] CARRILHO, Ulisses. Senado Tomado #8: Folheto. Rio de Janeiro: [s.n.], Despina, 2019.

[2019] ALEXANDRINI, Camila. Tão só o Fim do Mundo: Folheto. Guimarães, Portugal: [s.n.], Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, 2019.

[2018] OSPINA ÁLVAREZ, Juan Sebastián. Conversações Hipervisuais: Vamos Falar sobre Olhares Masculinizados? Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

[2018] FONSECA, Raphael. Enredos para um Corpo: Folheto. Rio de Janeiro: [s.n.], Centro Cultural da Justiça Federal, 2018.

[2017] OSPINA ÁLVAREZ, Juan Sebastián. Gisberta, Dandara e Outras Histórias Silenciadas, Desconectadas. Em: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores, 26º, 2017, Campinas-SP, Brasil. Anais do 26º Encontro da Anpap. Campinas-SP: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017, p. 2093-2108.

[2016] FREY, Tales. Performance e Ritualização: Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Tese (Doutorado em Estudos Artísticos com Especialidade em Estudos Teatrais e Performativos) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.

[2016] HENRIQUE, José Carlos. “Entrevista com Paulo Aureliano da Mata”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 4, n. 15, jan. 2016. ISSN: 2316-8102.

[2015] PELISON, Julia. “Seis Manifestos Irrevogáveis sobre a Pele de Paulo Aureliano da Mata”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015. ISSN: 2316-8102.

[2014] MACEDO, Suianni Cordeiro. “Performance: Ação na Construção de Outras Espacialidades”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 11, jul. 2014. ISSN: 2316-8102.

[2014] HUPE, Ana. “‘Romance Violentado’, Título que É Livro em Si”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 9, mar. 2014. ISSN: 2316-8102.

[2013] POTY, Vanja; FONTES, Gustavo Rosa. “O Encontro Amoroso de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey em ‘Aliança’: Performance, Ritual e Respeito à Diversidade”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 1, n. 4, mai. 2013. ISSN: 2316-8102.

[2012] STAWIŃSKI, Maciej. Dzień Światła 2012: Livreto. Wrocław, Polônia: [s.n.], Galeria Otwarta, 2012.

 

Formação Complementar

[2020] Espacializações Feministas: Artes Visuais e Pensamento Crítico. Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABSP), São Paulo-SP, Brasil. Profa.: Gabriela De Laurentiis.

[2020] Ao Sentir Cheiro de Floresta. Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Profa.: Mariana Manhães.

[2018] Atlas do Corpo e da Imaginação. Vivarium Festival, Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal. Prof.: Gonçalo M. Tavares.

[2017] Workshop com Lia Rodrigues com a colaboração de Amália Lima. Teatro Municipal Campo Alegre, Porto, Portugal.

[2014] Becoming an Image. Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst, Mostra Performatus #1, Campinas-SP, Brasil. Prof.: Manuel Vason.

[2014] B With People. mala voadora.porto, Porto, Portugal. Prof.: Marcelo Evelin.

[2012] Laboratory Karawanasun. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia. Prof.: Rena Mirecka.

[2011] Au Cœur du Son. Arta Cartoucherie, Paris, França. Prof.: Jarosław Fret, Aleksandra Kotecka, Tomasz Wierzbowski, Jean-François Favreau e outros membros do Teatr ZAR.

[2011] História da Performance no Contexto das Artes. Fundação Serralves, Porto, Portugal. Prof.: Mariana Brandão.

[2010] The Collective Mind. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Wrocław, Polônia. Prof.: Eugênio Barba e Odin Teatret.

[2010] Practical Workshops of The Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Fondazione Pontedera Teatro e Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, Pontedera, Itália. Prof.: Mario Biagini e Thomas Richards.

[2010] Regula Contra Regulam. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia. Prof.: Ana Maria Davie, Raúl Iaiza, Roberta Secchi, membros do Teatro La Madrugada e Mario Barzaghi.

[2009] Odin Week. Odin Teatret, Holstebro, Dinamarca. Prof.: Odin Teatret.

[2009] Regula Contra Regulam. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia. Prof.: Iben Nagel Rasmussen, Raúl Iaiza, Roberta Secchi e membros do Teatro La Madrugada.

[2009] La Esencia del Actor a través del Movimento y La Voz. Estudio Dramático, Valência, Espanha. Prof.: Yoshi Oïda.

[2007-08] Interpretação (Método das Ações Físicas – Stanislavski e Grotowski) com Celina Sodré. Studio Stanislavski, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2008] Canto e Técnica Vocal com Patrícia Maia. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2008] Corpo e Psicologia do Ator. Instituto do Ator, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Silvia Pasello.

[2008] Workshop com Juliana Carneiro da Cunha. Amok Teatro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2008] Oficina Teatral com Gilberto Gawronski. Espaço SESC Arena, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2008] O Ator e suas Antropologias. IV Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual, Goiânia-GO,Brasil. Prof.: Eugênio Barba, Iben Nagel Rasmussen, Carlos Simioni e Julia Varley.

[2008] Respir-Ações. Armazém Companhia de Teatro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Patrícia Selonk.

[2007] Canto com Janaína Azevedo. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2006-07] Técnica Vocal com Rose Gonçalves. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2007] Workshop com Duccio Bellugi. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Duccio Bellugi.

[2007] Workshop com Bia Lessa. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Bia Lessa.

[2007] Workshop com Gerald Thomas. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Gerald Thomas.

[2007] Workshop com Gerald Thomas. SESC Consolação, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Gerald Thomas.

[2007] Workshop com José Celso Martinez Corrêa. Casa de Dramaturgia Carioca, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: José Celso Martinez Corrêa.

[2007] O Ator: O Corpo Inteligente e o Artista Criador. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Celina Sodré.

[2007] Curso de Interpretação para TV. Oficina Teatral, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Denise Del Vecchio e André Frateschi.

[2007] O Ator: O Corpo Inteligente e o Artista Criador. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Celina Sodré.

[2006] Tópicos de Voz na Tragédia. Espaço-Direcional Comunicações, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Glorinha Beuttenmüller.

[2006] Butoh-ma. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Tadashi Endo.

[2006] Interpretação. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Laura Cardoso.

[2006] Fazendo seu próprio filme. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Francisco Taunay.

[2006] Mímica Corporal Dramática. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Paulo Trajano.

[2006] Teatro para atores e não-atores. Oficina Teatral, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Alzira Andrade e Mauro Henrique Toledo.

 

-> Download Currículo e Portfólio do Artista (ambos em PDF para download)