Paulo Aureliano da Mata

Capítulo oito: Em você

 

para Suzana

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), Em Você, do Capítulo oito: Em Você, do Livro da Mata, 2013. Vídeo, 1’45”. Edição: 5 + 2 P.A.

Suzana Queiroga e Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), Em Você (Díptico), do Capítulo oito: Em Você, do Livro da Mata, 2013. Registro fotográfico de Rafael Leal e Tales Frey, 30 x 40 cm cada. Edição: 40

 

Em Você (2013) é um díptico fotográfico elaborado a partir de uma tatuagem comum entre Paulo Aureliano da Mata e Suzana Queiroga para marcar um elo de uma intensa relação de amizade nascida em 2012. Por meio de conversas diárias entre os dois, ela propôs um desenho de uma forma cíclica, o qual fez parte da sua videoperformance Olhos d’Água (2013), tornando, dessa forma, a sua invenção uma tatuagem para estampar os dois corpos. Então, uma fotografia de cada um deles marcados com a mesma tatuagem nas costas (pouco abaixo da nuca) com seus rostos voltados para uma determinada paisagem expressiva designaria a composição de um livro de imagens organizado em coautoria, sendo que a fotografia de um seria a capa e a do outro a contracapa. A ideia é que ambos estivessem se olhando através das páginas interiores da obra quando o livro estivesse fechado e, ao abrirmos o fascículo, nós, leitores, mergulharíamos no universo particular de cada um deles.

Por fim, a obra deixou de servir a um livro e, hoje, é simplesmente um registro fotográfico de cada um deles postos lado a lado para formar um díptico, significando uma conexão entre os dois através da sobreposição imagética nas distinções de cada um dos retratos em que estão de costas sem exibirem seus rostos, ressignificando o discurso de Aristófanes presente em O Banquete de Platão para um contexto que ultrapassa o vínculo de dois amantes, exibindo um agudo vínculo de amizade.

 
Julia Pelison

 

-> A cor social desse capítulo é very soft blue (em hexadecimal #80A3DB; ou em RGB: vermelho 128, verde 163, azul 219).

 

HISTÓRICO

[2016] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #2”: Práticas colectivas/ Collective Practices. Organização e curadoria de Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2016] Exposição coletiva Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Cia. Excessos (Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey). Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

[2014] Exposição coletiva Corpo (i)materializado. Curadoria de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey. Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo, Brasil.

 

Em Você (2013), de Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos) na exposição coletiva “Trees Outside the Academy #2”: Práticas colectivas/ Collective Practices, 2016. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal

 

Imagem promocional da sexta edição da eRevista Performatus