Paulo Aureliano da Mata

Capítulo sete: El Minotauro

 

-> A cor social desse capítulo é very dark orange [brown tone] (em hexadecimal #5E3B1C; ou em RGB: vermelho 94, verde 59, azul 28).

 

EL MINOTAURO #2

 

De 18 a 25 de março de 2014, desenvolvi esse trabalho na residência artística do Instituto Hilda Hilst em Campinas (interior de São Paulo) no Brasil.

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), El Minotauro #2, do Capítulo sete: El Minotauro, do Livro da Mata, Campinas, SP, Brasil, 2014. Fotografia de Manuel Vason, 105 x 70 cm

Terceiro lugar dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos)

 

Processo, referências e material para a construção da fotografia El Minotauro #2

 

EL MINOTAURO #3

 

Estes depoimentos, organizados por Paulo Aureliano da Mata, fazem parte da documentação de sua obra El Minotauro #3 (2014). Ao receber o cartão-postal enviado pelo artista, alguns destinatários, em seguida, escreveram ou enviaram fotografias e cartões-postais a ele ao tomarem conhecimento do conteúdo do objeto recebido.

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), El Minotauro #3, do Capítulo sete: El Minotauro, do Livro da Mata, 2014. Cartão-postal, 10 x 15 cm. Edição: 300

 

Vítima 52 _ hsuahsuhaushaus… acabou de chegar!!!! Estava sem envelope, dobrado ao meio e com quatro grampos. A minha irmã que recebeu e leu, curiosa, ficou sem entender… e mostrou para minha mãe… tb mais curiosa ainda… queria saber o que tinha dentro. Eu abri na frente dela e ela ficou apavorada… hasuhauhsuas… eu expliquei que era uma provocação de artista… ela ficou indignada… rs… tentei convencê-la e ela agora começa a rir… enfim… ela já passou por várias revisões na cabeça com o meu trabalho… agora essa sua ação deu outra reviravolta na cabeça dela… e na minha também. Eu adorei a ideia. Fiquei muito contente por ter recebido o “postal-performance”. Eu queria saber se vc enviou o postal aberto… se o grampeado foi por vc ou fizeram isso nos Correios… […] 4 grampos, censurado… rs… mamãe aqui assustada… hsahhsuhaushuas ela falou que tinha que grampear mesmo. hasuhauhsuas disse para eu não fazer essa arte… hsuahsuahusas

Vítima 193 _ […] recebi o postal do Minotauro mas por favor não envies mais postais assim sem ENVELOPE!! A carteira que distribui o correio aqui na praia, ficou escandalizada… Arte é só para meia dúzia de pessoas. Beijinho.

Vítima 123 _ Aiiii és tolo! Recebi a tua carta. Foi a minha mãe que a tirou da caixa de correio e veio ter comigo a perguntar que amigos tenho. Eu ahah

Vítima 51 _ adorei. causou um escândalo com o porteiro do prédio… uma reação performática… muito interessante… kkk

Vítima 150 _ Super Hot… vou gozar.

Vítima 31 _ teu postal chegou aqui […] ia dizer “chegou teu pau” hhaha

Vítima 69 _ Recebi um lindo cartão em casa. Que projeto bonito, que expressão, que potência! Pensar nos tabus, avançar, destituí-los, torná-los experiências. adorei a partilha!

Vítima 18 _ Duas primeiras impressões: 1) Uauu… 2) A lembrança de um corpo que amei no passado, que amei perdidamente, e que foi, de algum modo, também campo de batalha. […] Ele vai ficar na mesa de cabeceira por alguns dias, ainda estou processando. De repente eu estava no meio do corredor deparada com a imagem de um passado próximo que eu jurei ter deitado nas águas do Atlântico.

Vítima 95 _ minha reputação que já era zero agora sei lá onde está 😉 vou usar de marcador de páginas na trilogia “História da Virilidade” que estou lendo. Acho coerente, não?

Vítima 79 _ impossível não ser invadido por uma série de sensações contraditórias, labirínticas mesmo.

Vítima 3 _ acoplamentos podem ser labirínticos, mas existem para o desejo passar e fluir.

Vítima 15 _ luxo só! <3

Vítima 14 _ […] tomei um susto quando recebi, cheguei até a ficar eufórica…

Vítima 103 _ […] gostei bastante, acho que pra meninas a provocação ganha mais força!

Vítima 129 _ […] quando o zelador colocou aqui em baixo fiquei em choque hahahahahah imaginando o q ele deve ter achado!

Vítima 187 _ querido, parabéns pelas suas conquistas. Espero que tenha resultado em plus seu correio… mas peço que da vez próxima utilize um envelope. Pois, se esta fase estiver já adubada, o olhar do outro só importará como partilha! beijo grande

Vítima 27 _ […] estava em um envelope, feito de A4… são intervenções na sua obra…

Vítima 132 _ obrigado por compartilhar a sua questão/corpo. certamente as partes de negatividade sexual do seu corpo começam a ser transvaloradas, e isso constitui uma positividade.

Vítima 56 _ Recebi a esperada visita do Minotauro na última sexta-feira. Chegou impávido e impecável, sem nenhum amassado, nenhuma dobra, nenhuma rasura além daquelas que ele é no próprio mundo. Sim, ele é uma dobra no mundo, uma rasura no linear e pudico corpo-do-mundo ou mundo-do-corpo. Assim, pouco sabemos do seu percurso até aqui. Será que passou triste o carnaval repousando na minha caixa de correio? Esperemos que não. Esperemos que não… desejemos que tenha celebrado seu corpo no último vestígio do culto a Dionísio. Sua chegada não me surpreendeu, pois como sabes ela já era esperada. Mas ainda assim sua imagem, corpo e presença, foram importantes. Seu corpo cheio de vida agora descansa, mas eternizada ação, ininterrupta, estará para sempre pulsando potência e devir. Para sempre vir-a-ser vida, força e criação. Mesmo quando seu frágil corpo não mais existir… Te amo!

Vítima 2 _ […] como eu mudei de cidade quem me mandou foi meu pai pelo whatsapp… hahahaha imagina a cena kkkk

Vítima 19 _ recebi com alegria e um riso envergonhado o seu postal, visto que foi entregue pelo meu pai com um olhar confuso e constrangido rsrsrsrs. Achei o trabalho intenso, bonito, forte. Obrigada por me fazer sentir parte dele. Adorei receber seu postal. Lembrei-me dos tempos de viagem do meu irmão que onde estivesse me enviava lindas imagens para que com ele eu pudesse dividir o momento vivenciado. Foi através dos postais de meu irmão que nos mantivemos conectados por diversas vezes. Muito obrigada pelo carinho e por ter me feito reviver este momento.

Vítima 30 _ […] confesso que choquei de início rs. […] hahahahaha, quem não tá olhando na minha cara é a porteira. pura ignorância. já me achava estranha e agora então. hauahaua, achei bem intenso. forte.

Vítima 100 _ o recebi do porteiro. sua cara era um misto de revolta, repúdio e medo. me disse que via “aquilo” como uma ameaça. diante de seu pavor, só posso te dar os parabéns. fico feliz em saber que a imagem ainda é forte. e fiquei imaginando o rebuliço que seu trabalho veio causando, desde a agência do correio até chegar às mãos do porteiro.

Vítima 165 _ […] adorei o “erotizar minha cultura de culpa”… esse seu Minotauro foi quase um espelho pra mim…

Vítima 83 _ Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!! Amei a visita do Minotauro e adorei a reflexão sobre corpo, culpa, prazer, tabu <3 (só fiquei imaginando a cara do porteiro quando o postal chegou… kkkkk, e eu toda fofa chegando pra receber as cartas: Bom diiiia seu fulano! E ele todo ressabiado me entregando o Minotauro!… hahahahaha)

Vítima 169 _ […] fiquei um pouco vermelho quando a moça da fundação me entregou. Achei lindo o contraste do Minotauro tesudo com o texto com letra quase adolescente + selo postal do papa. […] desculpa eu tô com dificuldade de focar só no lado artístico da coisa…

Vítima 41 _ Cheguei em Brasília hoje, de volta das férias, e estavas me esperando por debaixo da porta. O porteiro que recebeu deve ter ficado chocado, hahahaha. Porteiro do dia do prédio é crente. Quando tá desocupado, fica lendo a bíblia. […] Tenho certeza que meu namorado vai ficar com ciúme. Hahahhaha

Vítima 188 _ chegou teu cartão! 🙂 Só foi um pouco complicado porque foi minha filha que pegou, ela ficou meio chocada! Mas adorei receber um cartão! E gostei da proposta 🙂

Vítima 53 _ Vivo em casa do meu irmão e do namorado dele; eles nunca cá estão e eu não tenho a chave do correio! Quem recebeu o postal foi o namorado do meu irmão. Tenho a certeza de que ficou excitado no meio de tanta exaltação. Proibiram-me de receber correio em casa daquele gênero; não percebi tanto pudor vindo de um casal homossexual (normalmente são libertos desses preconceitos relativamente ao corpo). Fiquei proibida também de tê-lo exposto às quintas-feiras quando uma senhora vem cá limpar a casa e por isso decidi transportá-lo comigo todos os dias dentro do livro que ando a ler. Costumo ler no comboio e é incrível ver as reações das pessoas quando o tiro; faço questão de segurá-lo durando os 20 minutos do trajeto.

Vítima 135 _ Olha a mensagem que meu vizinho mandou: rsrsrsrs “E aí meu caro, tranquilo? Vi um postal pra você na cx de correio, tomei a liberdade de colocar embaixo da tua porta – imaginei que vc não quisesse que os vizinhos lessem (sempre tem os curiosos, o que não é meu caso, rs). Abraço”.

Vítima 73 _ hahahahaha, foi bem engraçado, pq foi meu namorido que pegou as cartas na caixa de correios do prédio, e me mostrou todo desconfiado a imagem. Pra ser sincero e bem direto, achei um tesão a imagem, não sei se essa era a ideia, mas bati uma punheta para o Minotauro! Interessante trabalhar com essa energia.

Vítima 39 _ acabo de receber seu postal. celebrei-me masturbando. gracias […] quando o recebi, fiquei excitado. parei o que estava fazendo pra me masturbar. […] cai na armadilha do Minotauro.

Vítima 189 _ menino, recebi seu postal. da próxima vez, pode vir junto.

Vítima 58 _ […] saí pra comprar pão e na volta o porteiro, seu Zé, me disse que tinha uma carta que talvez fosse pra mim! Ele me deu seu cartão-postal com uma cara muito engraçada! Fiquei imaginando seu corpo rolando pelos correios do Brasil! Acho que demorou tanto, porque muita gente deve ter lido e batido uma punheta.

Vítima 200 _ Um corpo é sempre pequeno para tudo o que circula em sua volta. Inclusive a culpa. Inclusive o prazer. A tua letra minúscula lembra a letra de uma criança. É uma caligrafia contida, domesticada. O carteiro que entregou este postal, numa tentativa de saber mais sobre o teor deste corpo escandaloso, com certeza deitou o olho nesta caligrafia. E que terá ele pensado sobre ela, sobre a imagem minotáurica e sobre a misteriosa correspondência?

 

 

Vítima 56 _ Querido Minotauro, hoje passando pela banca de jornal vi que não são somente os brasileiros que gostam de exportar suas bundas em forma de cartão postal… a diferença que exportamos as bundas de mulheres de biquíni, por aqui de toureiros. Diferença sutil… Beijos! Amo você! Cariño!

Vítima 196 _ recebi teu postal! Hehe, não estava a espera que fosse tão explícito… haha, mas gostei do teu texto… tens uma letra muito bonita 🙂 […] oh ora essa! 😛 e gostei da imagem, foi inesperada hehe

Vítima 71 _ Recebi seu postal, mas achei sua letra muito pequena.

 

EL MINOTAURO #4

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), El Nacimiento del Minotauro (El Minotauro #4), do Capítulo sete: El Minotauro, do Livro da Mata, 2015. Vídeo, 1’46”. Edição: 5 + 2 P.A.

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), El Nacimiento del Minotauro (El Minotauro #4), do Capítulo sete: El Minotauro, do Livro da Mata. Body art realizada no Porto, Portugal. Dezembro de 2014. Fotografia de Tales Frey, 45 x 30 cm. Edição: 5 + 2 P.A.

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), El Minotauro #4, do Capítulo sete: El Minotauro, do Livro da Mata, 2015. Vídeo, 1’15’’. Edição: 5 + 2 P.A.

 

Paulo Aureliano da Mata (Cia. Excessos), El Minotauro #4 – Veste (detalhe), do Capítulo sete: El Minotauro, do Livro da Mata, 2015. Impressão sobre tecido, 36 x 36 cm. Edição: 1

 

EL CANTO DEL MINOTAURO

 

(sem imagem)

EM PROCESSO _ Paulo Aureliano da Mata, El Canto del Minotauro, do Capítulo seteEl Minotauro, do Livro da Mata, 2018. Vídeo, X

 

HISTÓRICO

[2017] Exposição coletiva Ser ou Não Ser… Eis a Questão!? Curadoria de José Rosinhas. II Bienal Internacional de Arte Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal.

[2017] Subterrânea #2 – Mostra Diversa Videoarte. @pyranhas, Belo Horizonte, MG, Brasil.

[2016] 4º Salão de Outono da América Latina. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil.

[2016] ENAPE – Encuentro Nacional de Performance. Centro de Arte y Filosofía, Pachuca de Soto, Hgo., México.

[2016] Mostra IP: Mostra Nacional de Vídeo, Intervenções e Performance. Atelier Codorna, Rio de Janeiro; Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, Santana, Amapá; Estação Cultura e Associação Dell’Arte, Catanduva, São Paulo; Brasil.

[2016] Traverse Vidéo en Aveyron. Cinéma La Strada, Decazeville, França.

[2016] Exposição coletiva Sob (Ul)Trajes e Gozos. Curadoria de Suianni Macedo. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.

[2016] 19ª Traverse Vídeo: l’Atypique Trouble. Museu de Arte Moderna e Contemporânea Les Abattoirs, Toulouse, França.

[2015] CÓDEC Festival de Vídeo Y Creaciones Sonoras. Cidade do México, México.

[2015] TRAFKINTU. Co-habitar III, Espaço Independente de Arte Contemporânea Gálvez Inc., Valparaíso, Chile.

[2015] Pornífero Festival de Arte Pós-Pornô | Itinerância do Festival de Lima/ PERU do evento Monstruosas: Subpolíticas e Descolonialidades. Espaço Casarão, Recife, Brasil.

[2015] Fifth Under the Subway Video Art Night, com organização de Antonio Ortuño; curadoria de Antonio Ortuño (Nova York) e Ana Sanfrutos (Berlim); e organização em Berlim de Irene Cruz e Nati Grund). The ANNEX Art Social Space, Nova York, Estados Unidos; Project Space Kleiner Salon, Berlim, Alemanha.

[2015] Mostra de Performance XØKE. Micro Centro Cultural Casa Vermelha, Florianópolis, Brasil.

[2015] Exposição coletiva (Tra)vestir um Fa(c)to. Curadoria de José Maia. Espaço MIRA, Porto, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Amor Marginal. Curadoria de Susana Rodrigues e Ana D’Almeida. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura – CAAA, Guimarães, Portugal.

 

Paulo Aureliano da Mata apresenta a obra El Minotauro #3 (2014) na exposição (Tra)Vestir um Fa(c)to (2015) no Espaço MIRA na cidade do Porto em Portugal