Vestidos de Dança (2018)

 

(Imagem em breve.)

Paulo da Mata, Vestido de Dança (Díptico), 2018. Fotografias, 40 x 60 cm. Edição: 5 + 2 P.A.

 

(Imagem em breve.)

Paulo da Mata, Vestido de Dança #1, #2, #3, #4, #5, #6, #7, #8, #9, #10, #11, #12, 2018. Materiais diversos; 22 x 32 x 8 cm cada. Edição: 1 cada

 

(Imagem em breve.)

Paulo da Mata, Arrebato #1, #2, #3, 2018. Cabide de madeira com haste, fragmentos de boneca de porcelana e tecido, (medida). Edição: 1 cada

 

(Vídeo em breve.)

Paulo da Mata, Vestidos de Dança, 2018. Vídeo, (tempo). Edição: 5 + 2 P.A.

 

O conjunto de vestidos pertencentes a série “Vestidos de Dança” parte do modelo de desenho do vestido de dança da patente de número 21.458 do dia 12 de abril de 1892 da inventora e artista Loïe Fuller.
Cada objeto desta série expõe diversas camadas que revelam processos variados através das diferentes texturas, em composições firmes ou em materializações flexíveis. De um lado, a estrutura mais rígida alude à própria patente em sua ideia de permanência, enquanto, de outro, as camadas de tecidos retomam as vestes usadas na dança de Loïe Fuller, as quais, em encontro com a luz e sob movimentos frenéticos, permitiam que o seu corpo se metamorfoseasse em figuras sublimes descritas por muitos e muitas como semelhantes a um anjo, a uma borboleta, a um pássaro, a uma flor etc.

 

HISTÓRICO

[2018] Exposição coletiva X. Sput&Nik The Window, Porto, Portugal.

[2018] Exposição coletiva UmPontoDeSituação. Organização de Rute Rosas. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.