Tales Frey

Sede Vós

 

Tales Frey, Sede Vós (Tríptico), 2013. Fotografias, 80 x 45 cm. Edição: 3 + 2 P.A.

 

Um corpo emagrecido passará mais facilmente no portão do paraíso, um corpo leve ressuscitará mais rapidamente e na sepultura será melhor preservado.

Tertuliano

 

Verbo ser no modo imperativo afirmativo: Sê, seja, sejamos, SEDE, sejam! Até obter uma hiponatremia em nome da beleza!

A felicidade num mundo patologicamente capitalista está diretamente associada à imagem perfeita, e essa imagem perfeita está diretamente relacionada à moda. A magreza é um padrão determinado pelo universo “fashion”, logo há o equívoco de que “ser bonito é ser magro”. Slogans ordenam comportamentos, determinam o que devemos vestir, comer e beber. “Beba Coca-Cola”, por exemplo. Sede Vós, ao expor como elemento de consumo a água e a urina, ao mesmo tempo que incentiva o observador a refletir sobre a própria essência, debocha desse tom imperativo da linguagem publicitária, que exibe paisagens perfeitas e pessoas aparentemente felizes. As santas medievais que jejuavam e maltratavam seus corpos em nome de um deus são retomadas em corpos contemporâneos, que, obcecados pelo emagrecimento excessivo, aceitam também a submissão ao autoflagelo que os levam em direção e aceitação do substituto da divindade de outrora: a moda.

 

HISTÓRICO

[2014] Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey (Cia. Excessos). SESC Rio Preto, São José do Rio Preto, Brasil.

[2013] Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey (Cia. Excessos). SESC Campinas, SP, Brasil.

[2013] Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registos Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey (Cia. Excessos). Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura – CAAA, Guimarães, Portugal.

 

Tales Frey, Sede Vós, 2013. Vídeo, 25”. Edição: 3 + 2 P.A.