Biografia

 

DA MATA (Inhumas, GO, Brasil. 1987) vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. É artista, curador independente e historiador da arte da performance, membro fundador da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, e organizador e diretor da Mostra Performatus. Atualmente, é mestrando em Artes Plásticas com percurso em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal. Também, nessa mesma faculdade, fez uma especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas e, na Faculdade de Letras dessa mesma universidade, licenciou-se em História da Arte.

Como artista, participou das coletivas nacionais e internacionais: Enredos para um Corpo (Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2018); O Teu Corpo é Luta (Arte Londrina 5, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil, 2017); XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: “Olhar o passado para construir o futuro” (Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2015); Maria de Todos Nós: 50 anos de Maria Bethânia (Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2015); Múltiplas Perspectivas e não menos Contradições e Sonhos (I Bienal da Maia: Lugares de Viagem, Maia, Portugal, 2015); (Tra)vestir um Fa(c)to (Espaço MIRA, Porto, Portugal, 2015); Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira (Fundação Memorial da América Latina, São Paulo, SP, Brasil, 2014); Dzień Światła 2012 (Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia, 2012); entre outras.

Em 2018, suas obras Eu Gisberta e El Minotauro #3 integraram permanentemente o acervo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói, RJ, Brasil). Já em 2014, sua obra As Veias Ainda Abertas da América Latina integrou permanentemente o acervo da Fundação Memorial da América Latina (São Paulo, SP, Brasil) e, também nesse ano, com a obra El Minotauro #2, ganhou em terceiro lugar dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos).

Participou das residências artísticas do Fjúk Arts Centre (Húsavík, Islândia, 2015/16) e da Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst (Campinas, SP, Brasil, 2014).

Como curador, em 2018, com Tales Frey, fez a curadoria do programa As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann no Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer na cidade do Porto em Portugal. Em 2017, com Tales Frey, fez a curadoria da MOSTRA PERFORMATUS #2 no Sesc Santos na cidade de Santos (SP, Brasil). Nesse mesmo ano, novamente com Tales Frey, fez curadoria das exposições Macumba Visual, de Ana Seixas, e O que o Corpo Abriga, de Renan Marcondes, e, em 2015, da exposição ÁguaAr, de Suzana Queiroga – todas essas exposições realizadas no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) na cidade de Guimarães em Portugal e financiadas também pelo Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção Geral das Artes. Também, em 2015, com Tales Frey, da exposição Trabalha-dores do Cu no Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos da cidade do Porto em Portugal e, já em 2014, realizou e fez curadoria da MOSTRA PERFORMATUS #1 na Central Galeria de Arte em São Paulo (SP, Brasil). Também, nesse mesmo ano, com Tales Frey, fez curadoria da exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita no CAAA em Guimarães, Portugal. E, em 2013, novamente com Tales Frey, fez curadoria da exposição Beija-me na Estação Cultura em Catanduva (SP, Brasil).

Em 2018, foi um dos jurados do Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer na cidade do Porto em Portugal.

Organizou, com Tales Frey, a autobiografia Quinze Anos de Minha Vida, de Loïe Fuller; com Tales Frey, a catalogação Evocações da Arte Performática (2010-2013); com Tales Frey e Suianni Macedo, o livro Cia. Excessos: Entre Arquivo e Práticas Contemporâneas; e, por fim, organizou e traduziu, com Suianni Macedo, o livro Henri de Gissey de Paris: Desenhista Ordinário dos Divertimentos e dos Balés do Rei (1608 – 1675), de Anatole de Montaiglon.

Os principais cursos de formação contínua nacionais e internacionais que praticou são: Atlas do Corpo e da Imaginação (com Gonçalo M. Tavares na cidade do Porto, Portugal); Laboratory Karawanasun (com Rena Mirecka no Instytut im.Jerzego Grotowskiego em Brzezinka, Polônia); Au Cœur du Son (com Jarosław Fret, Aleksandra Kotecka, Tomasz Wierzbowski, Jean-François Favreau e outros membros do Teatr ZAR na Arta Cartoucherie em Paris, França); Practical workshops of The Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (com Mario Biagini e Thomas Richards na Fondazione Pontedera Teatro e no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards em Pontedera, Itália); Odin Week (com Eugenio Barba e Odin Teatret em Holstebro, Dinamarca); La Esencia del Actor a través del Movimento y La voz (com Yoshi Oïda no Estudio Dramático em Valência, Espanha); entre outros.

 

Formação Acadêmica

[2017-] Mestrado em Artes Plásticas com percurso em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.

[2014-15] Especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.

[2010-14] Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal.

[2008-09] Frequência do 1º semestre do 1º ano da Licenciatura em Teatro – Interpretação e Encenação pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) em Portugal.

 

Exposição Individual

[2019]

[em breve] Exposição Livro da Mata. Capítulo um: Tão Só o Fim do Mundo. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

 

Exposições Coletivas

[2019]

[em breve] Exposição coletiva Em Posições de Dança. Curadoria de Daniela Labra. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

 

[2018]

Exposição coletiva Em Residência ou Talvez Não! Organização de Rute Rosas e Pedro Tudela. Vila Nova de Cerveira, Portugal.

Exposição coletiva Mover-se em Outra Dimensão. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.

Exposição coletiva Faça Você Mesm_ – Um Guia de Leitura (1/20). Curadoria de Alexandre Sá. A MESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Exposição coletiva Enredos para um Corpo. Curadoria de Raphael Fonseca. Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Exposição coletiva Um Ponto de Situação. Organização de Rute Rosas. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.

 

[2017]

ROÇAdeira: Encontros Performáticos em Lugares Improváveis, Sessão #3 re_Quebra. Oficina Cultural Geppetto, Goiânia, GO, Brasil.

Exposição coletiva Ser ou Não Ser… Eis a Questão!? Curadoria de José Rosinhas. II Bienal Internacional de Arte Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal.

Exposição coletiva O Teu Corpo É Luta. Curadoria de Danillo Villa e Ricardo Basbaum. Arte Londrina 5, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Mostra Diversa. Subterrânea #2, Pyranhas, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Exposição coletiva Trânsitos Feministas. 19ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

 

[2016]

IV Video Raymi 2016. Curadoria de Andrés Cuartas, Ángel García Roldan, Jorge Luis Chamorro e Marco Valdivia. Casa de la Cultura Cusco, Cusco, Peru.

Exposição coletiva A Ilha. Curadoria de Susana Rodrigues. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.

27ª Mostra de Arte da Juventude. SESC Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

ESFORÇOS #2 – Mostra de Performances. Curadoria de Caio Riscado e Lucas Canavarro. Olho da Rua, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

4º Salão de Outono da América Latina. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo, SP, Brasil.

Exposição coletiva Em Tudo Quanto é Mundo Dito ou Não Dito. Curadoria de José Maia. Desobedoc 2016, Cinema Batalha, Porto, Portugal.

Segundo Encuentro Nacional de Performance (ENAPE). Organização do coletivo Revólver Azul. Centro de Arte y Filosofía, Pachuca de Soto, Hgo., México.

Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #2”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

Mostra IP: Mostra Nacional de Vídeo, Intervenções e Performance. Atelier Codorna, Rio de Janeiro; Festival La Plataformance, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo; Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, Santana, Amapá; Sebo no Chão e Praça Nauro Machado, São Luís, Maranhão; Estação Cultura e Associação Dell’Arte, Catanduva, São Paulo; Varandão CCE-UFSC, Florianópolis, Santa Catarina; Brasil.

Traverse Vidéo en Aveyron. Cinéma La Strada, Decazeville, França.

Exposição coletiva Sob (Ul)Trajes e Gozos. Curadoria de Suianni Macedo. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.

19ª Traverse Vídeo: l’Atypique Trouble. Museu de Arte Moderna e Contemporânea Les Abattoirs, Toulouse, França.

Mostra Brasil: Ficciones. Curadoria de Laurem Crossetti. Espacio Tangente, Burgos, Espanha.

Exposição coletiva Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Da Mata e Tales Frey. Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

 

[2015]

CÓDEC/ Festival de Vídeo Y Creaciones Sonoras. La Calaca Centro Cultural, Cidade do México, México.

Video – Instalación de TRAFKINTU. Co-habitar III – Residencia de Performance, Espaço Independente de Arte Contemporânea Gálvez Inc., Valparaíso, Chile.

Monstruosas: Subpolíticas e Descolonialidades. Espaço Casarão, Recife, PE, Brasil.

XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: Olhar o Passado para Construir o Futuro. Vila Nova de Cerveira, Portugal.

Exposição coletiva Maria de Todos Nós: 50 anos de Maria Bethânia, curadoria de Bia Lessa. Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fifth Under the Subway Video Art Night, com organização de Antonio Ortuño; curadoria de Antonio Ortuño (Nova York) e Ana Sanfrutos (Berlim); e organização em Berlim de Irene Cruz e Nati Grund. The ANNEX Art Social Space, Nova York, Estados Unidos; Project Space Kleiner Salon, Berlim, Alemanha.

Projeto transdisciplinar TRANS[acto]#01/2015. Concepção de Isabel Maria Dos. Coimbra, Portugal.

Exposição coletiva Múltiplas Perspectivas e Não Menos Contradições e Sonhos. Curadoria de José Maia. I Bienal da Maia: Lugares de Viagem. Fórum da Maia, Maia, Portugal.

Mostra de Performance XØKE. Micro Centro Cultural Casa Vermelha, Florianópolis, SC, Brasil.

Rapid Pulse International Performance Art Festival 2015: Video Series. Defibrillator Performance Art Gallery, Chicago, Estados Unidos.

Exposição coletiva (Tra)vestir um Fa(c)to. Curadoria de José Maia. Textos de André Masseno e Julia Pelison. Espaço MIRA, Porto, Portugal.

Exposição coletiva Amor Marginal. Curadoria de Susana Rodrigues e Ana D’Almeida. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

Mostra Brasil: Ficções. Curadoria de Laurem Crossetti. Armazém do Chá, Porto, Portugal.

Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Da Mata e Tales Frey. SESC Ribeirão Preto, SP, Brasil.

 

[2014]

18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva. Salão de Exposições, Estação Cultura, Catanduva, SP, Brasil.

Exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

Exposição coletiva Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira. Curadoria de Angela Barbour. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo, SP, Brasil.

Exposição coletiva “Trees Outside the Academy”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

Performance-instalação/exposição Orexia, de Tales Frey. Barracão Maravilha, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. SESC Rio Preto, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Exposição coletiva Corpo (I)materializado. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo, SP, Brasil.

 

[2013]

Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. SESC Campinas, SP, Brasil.

Exposição coletiva Moda e Religiosidade em Registos Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Da Mata e Tales Frey. Estação Cultura, IV Festival de Formas Poéticas, Catanduva, SP, Brasil.

 

[2012]

Dzień Światła 2012. Organização e curadoria de Maciej Stawiński. Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia.

 

Performances Ao Vivo

[2017-19] Performance Estar a Par, de Tales Frey. AMOQA (Athens Museum of Queer Arts), Atenas, Grécia; SESC Registro, Registro, Brasil; SESC Santana, São Paulo, Brasil; 86º Aniversário do Teatro Rivoli, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal; [em breve] Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal; [em breve] Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; [em breve] Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia.

[2016-19] Performance Be (on) You, de Tales Frey. III Bienal Internacional de Performance HORASperdidas, Monterrey, México; Queer Porto II: Festival Internacional de Cinema Queer, Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal; SESC Registro, Registro, Brasil; SESC Santana, São Paulo, Brasil; [em breve] The Performance Arcade, Wellington, Nova Zelândia.

[2017] Performance Sem Título (1995), de Erwin Wurm. Inserida na exposição do it de Hans-Ulrich Obrist na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.

[2013] Performance Aliança, de Da Mata e Tales Frey. Exposição Beija-me realizada na Estação Cultura no IV Festival de Formas Poéticas em Catanduva, SP, Brasil.

[2012] Performance Dismorfofobia, de Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2011] Performance Reciprocidade Desalmada, de Tales Frey. Associação Cultural Mercado Negro, Aveiro, Portugal.

[2009-12] Performance O Outro Beijo no Asfalto, de Tales Frey. Rua dos Clérigos na cidade do Porto, Portugal; no Stockholm Fringe Fest 2011 em Estocolmo, Suécia; no Rapid Pulse International Performance Festival da Defibrillator Performance Art Gallery de Chicago, Estados Unidos; e na 25ª Feira Franca do Palácio das Artes/ Fábrica de Talentos na cidade do Porto em Portugal.

 

Coleção Pública

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói, RJ, Brasil.

Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo, SP, Brasil.

 

Prêmio

[2014] Terceiro lugar com a fotografia El Minotauro #2 dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos).

 

Residências Artísticas

[em breve] [2019] Textílsetur Íslands. Blönduós, Islândia.

[em breve] [2019] Programa de Residências Despina. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

[2015-16] Fjúk Arts Centre. Húsavík, Islândia.

[2014] Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst. Campinas, SP, Brasil.

 

Curadoria

[2018] Programa As Pinturas Fílmicas de Carolee SchneemannCuradoria de Da Mata e Tales Frey. Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.

[2017] Mostra Performatus #2: O que está à Luz do nosso Tempo, discernimos no Escuro. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. eRevista Performatus em parceria com o SESC Santos. Santos, SP, Brasil.

[2017] Exposição O que o Corpo Abriga, de Renan Marcondes. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2016-17] Exposição Macumba Visual, de Ana Seixas. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Espaço Bo, Porto, Portugal; Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2016] Exposição coletiva Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Da Mata e Tales Frey. Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Trabalha-dores do CU. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.

[2015] Cine ÁguaAr. Curadoria de Da Mata e Suzana Queiroga. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2015] Exposição ÁguaAr, de Suzana Queiroga. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2015] Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Da Mata e Tales Frey. SESC Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

[2014] Exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2014] Mostra Performatus #1: O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte. Curadoria de Da Mata e Tales Frey. eRevista Performatus em parceria com o Instituto Hilda Hilst e a Central Galeria de Arte. Campinas e São Paulo, SP, Brasil.

[2013] Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Da Mata e Tales Frey. IV Festival de Formas Poéticas, Estação Cultura, Catanduva, SP, Brasil.

 

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