Foto em breve.
Legenda
A artista Hilda de Paulo mergulha na dualidade da fúria e da festa que atravessa as experiências trans e travesti – como bem explora Camila Sosa Villada em “O Parque das Irmãs Magníficas” – para criar “Terror travesti”, um manifesto visual autobiográfico contra a cisnormatividade. Em resposta à ausência de representação trans e travestis em arquivos institucionais da cidade de Braga, esta instalação destaca objetos-pintura como testemunhos subversivos de poder que, a partir da noção bellhookiana, “erguem a voz” e proclamam “beleza trans que seja livre de regra cis” ou “pele trans, máscaras cis,” afirmando-se deste modo como um campo de batalha íntimo e coletivo. “Terror Travesti” é, portanto, um espaço de confronto e criação onde a vida se afirma como uma lâmina: afiada, pronta para cortar o que tenta nos deter.
Foto em breve.
Hilda de Paulo, Hilda de Paulo (Brincos), 2025. Objeto-pintura, (medida). Edição: 1
Foto em breve.
Hilda de Paulo, Caixinha de transPandora #01, 2025. Objeto-pintura, (medida). Edição: 1
Foto em breve.
Hilda de Paulo, Caixinha de transPandora #02, 2025. Objeto-pintura, (medida). Edição: 1
Foto em breve.
Hilda de Paulo, Caixinha de transPandora #03, 2025. Objeto-pintura, (medida). Edição: 1
Foto em breve.
Hilda de Paulo, Caixinha de transPandora #04, 2025. Objeto-pintura, (medida). Edição: 1
FICHA TÉCNICA
Conceito: Hilda de Paulo | Curadoria: Space Transcribers (Fernando P. Ferreira e Daniel Duarte Pereira) | Reabilitação do quiosque: António Pedro Faria | Produção: Felícia Teixeira | Apoio: ArtWorks | Agradecimentos: Tales Frey, Letícia Maia e Ivan Sales | Quiosque Nani, Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, Braga, Portugal, 2025
HISTÓRICO
[2025] Contra-Quiosque. Curadoria de Space Transcribers (Fernando P. Ferreira e Daniel Duarte Pereira) e reabilitação do quiosque de António Pedro Faria. Quiosque Nani, Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, Braga, Portugal.