As Veias Ainda Abertas da América Latina (2014)

 

Hilda de Paulo, As Veias Ainda Abertas da América Latina (Políptico), 2014. Fotografias, 45 x 340 cm ao todo. Edição: 10 + 2 P.A.

Edição 1/10 + 2 P.A. pertence a Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil

 

Em uma ação para câmera, fui tatuada com uma mancha representativa da região continental da América Latina sobre a palma da minha mão esquerda, referindo a escultura “Mão” (1988) de Oscar Niemeyer. Através do políptico fotográfico, menciono as violentas repressões e censuras nas ditaduras militares desta região e o retrocesso atual tão hostil aos grupos sociais não privilegiados.

 

HISTÓRICO

[2018] Exposição coletiva Faça Você Mesm_ – Um Guia de Leitura (1/20). Curadoria de Alexandre Sá. A MESA, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2016] Exposição Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

[2015] Exposição (Tra)vestir um Fa(c)to. Curadoria de José Maia. Textos de André Masseno e Julia Pelison. Espaço MIRA, Porto, Portugal.

[2014] Exposição coletiva Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira. Curadoria de Angela Barbour. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.

[2014] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Curadoria de Ricardo Bastos Areias. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

 

As Veias Ainda Abertas da América Latina (2014), de Hilda de Paulo, na exposição coletiva Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira, com curadoria de Angela Barbour. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil, 2014