“Sobre Poemas Lançados contra o Bolor Colonial: O que dizem 49 artistas migrantes na antologia ‘Volta para tua Terra’”, de Edma de Góis (2021)

 

Este texto de Edma de Góis foi publicado em: GÓIS, Edma de. “Sobre Poemas Lançados contra o Bolor Colonial: O que dizem 49 artistas migrantes na antologia ‘Volta para tua Terra’”. Jornal Literário Pernambuco, n. 189, nov. de 2021.

 

Um caso emblemático é assunto do poema de Hilda de Paulo, Eu Gisberta, em que a autora recupera o assassinato da brasileira Gisberta Salce, vítima de transfobia, que foi violentada, torturada por dias e jogada em um poço em 2006 na cidade do Porto. Após 29 dias de julgamento, os adolescentes envolvidos nos crimes (no plural) foram absolvidos. Hilda traz à tona a história de Gisberta por meio de uma espécie de verbete de dicionário, destrinchando o fato em si e seus desdobramentos. Um dos potenciais políticos está no gênero didático que a artista procura emular, como quem explica a um leigo o quão absurdo e inadmissível é a transfobia.