Biografia
Hilda de Paulo (Inhumas-GO, Brasil, 1987) é artista, pesquisadora, escritora e curadora independente, transfeminista e autora do projeto Arquivo Gis, programadora do Queer Lisboa e Queer Porto, membra fundadora da Cia. Excessos e da eRevista Performatus.
Atualmente, é doutoranda em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal. Fez especialização em Artes Plásticas com percurso em Escultura e em Práticas Artísticas Contemporâneas, ambas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e, na Faculdade de Letras dessa mesma universidade, licenciou-se em História da Arte.
Entre as exposições individuais recentes que realizou destaca-se: “Coração Travesti” (Projeto KUBIKULO, Kubikgallery, Porto, Portugal, 2022) e “Princesinha do Cerrado” (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal, 2021). Já as coletivas recentes: “Delírio Tropical” (3º SOLAR Fotofestival, Pinacoteca do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil, 2024); “Espaço para o Corpo: Obras da Coleção de Serralves” (Casa Branca de Gramido, Gondomar, Portugal, 2024), “Leiðnivír | Conducting Wire” (Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia, 2023), “Zil, Zil, Zil” (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2022) e “Erro 417: Expectativa Falhada” (Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal, 2021).
Algumas de suas obras integram permanentemente o acervo de algumas instituições, como o do Akureyri Art Museum (Akureyri, Islândia), o da Fundação de Serralves (Porto, Portugal), o da Coleção Municipal de Arte da cidade do Porto (Portugal), o da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (Vila Nova de Cerveira, Portugal), o do Museu de Arte de Goiânia (Goiânia-GO, Brasil), o do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (São Paulo-SP, Brasil), o do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro-RJ, Brasil), o do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Niterói-RJ, Brasil) e o da Fundação Memorial da América Latina (São Paulo-SP, Brasil).
Foi curadora adjunta das exposições “Ana Mendieta: Silhueta em Fogo” e “terra abrecaminhos” (2023) no Sesc Pompeia (São Paulo-SP, Brasil), bem como da coordenação, da idealização do programa paralelo e da organização editorial de “terra abrecaminhos”. Ao lado de Tales Frey, foi curadora da Mostra Performatus I (2014) na Central Galeria de Arte (São Paulo-SP) e da Mostra Performatus II (2017) no Sesc Santos (Santos-SP, Brasil), bem como da exposição “ÁguaAr” (2015), de Suzana Queiroga, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (Guimarães, Portugal), entre outras.
Foi também criadora da palestra-performance-oficina “O Que Vem Depois da Esperança?” (2022) com produção do Teatro Universitário do Porto e contemplada pelo concurso anual de apoio à criação Criatório 2021 da Câmara Municipal do Porto, e apresentada na mala voadora (Porto, Portugal). Conduziu a conferência “Mover-se na Casa do Colonizador” no encontro “MASP Professores: Sociabilidade e Pertencimento” (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, São Paulo-SP, Brasil, 2024), entre outras.
Participou das seguintes residências artísticas: Contra-Quiosque (Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, Braga, Portugal, 2024-25); Artistas Douro (mala voadora, Porto, Portugal, 2023), TUP em Residência (mala voadora; CRL-Central Elétrica; Túnel, Porto, Portugal, 2021-22); Programa de Residências Despina (Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2019); Fjúk Arts Centre (Húsavík, Islândia, 2015-16); e Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst (Campinas-SP, Brasil, 2014).
Publicou “Emi Koyama Passou Aqui” (Ed. Urutau, 2025) e “Hilda de Paulo #01” (Ed. Navalha, 2023) e coorganizou a autobiografia “Quinze anos de minha vida” (Performatus, 2020), de Loïe Fuller, o livro “Henri de Gissey de Paris: Desenhista Ordinário dos Divertimentos e dos Balés do Rei (1608 – 1675)” (Paco Editorial, 2012), de Anatole de Montaiglon, entre outros. Participou das publicações “Reflexões sobre Liberdade: Identidades e Famílias” (Oficina do Livro/LeYa, 2024), “VOLTA PRA TUA TERRA: Não há Abril sem Imigrantes” (Ed. Urutau, 2024), “VOLTA PRA TUA TERRA: Uma Antologia Antirracista/Antifascista de Escritoras Estrangeiras em Portugal” (Ed. Urutau, 2022) e “VOLTA PRA TUA TERRA: Uma Antologia Antirracista/Antifascista de Poetas Estrangeirxs em Portugal” (Ed. Urutau, 2021), entre outras.
Os principais cursos de formação contínua que frequentou são: “Laboratory Karawanasun” com Rena Mirecka (Instytut im.Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia), “Practical workshops” com Mario Biagini e Thomas Richards (Fondazione Pontedera Teatro e no The Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, Pontedera, Itália); “Odin Week” com Eugenio Barba e Odin Teatret (Holstebro, Dinamarca), “La Esencia del Actor a través del Movimento y La voz” com Yoshi Oïda (Estudio Dramático, Valência, Espanha); entre outros.
Currículo
Formação Acadêmica
[2023-] Doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal.
[2017-18] Especialização em Artes Plásticas com percurso em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.
[2014-15] Especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.
[2010-14] Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal.
[2008-09] Frequência do 1º semestre do 1º ano da Licenciatura em Teatro – Interpretação e Encenação pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) em Portugal.
Exposições Individuais
[2025] [Em breve.] Exposição Querido Diário… Texto de (Em breve.). (Em breve.), Porto, Portugal.
[2022] Exposição Calor Travesti. Texto de Maíra Freitas. Projeto Ocupação de Vitrine, AT|AL|609, Campinas-SP, Brasil.
[2022] Exposição Coração Travesti. Texto de Maíra Freitas. Projeto KUBIKULO, Kubikgallery, Porto, Portugal.
[2021] Exposição Princesinha do Cerrado. Curadoria de Suzana Queiroga. Texto de Gabriela De Laurentiis. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2020] Exposição …que eu também não adoeça de Brasil! Curadoria de João Baeta. Texto de Tales Frey. Mupi Gallery, Porto, Portugal.
[2019] Exposição Tão Só o Fim do Mundo. Texto de Camila Alexandrini. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
Exposições Cia. Excessos
[2023] Exposição Leiðnivír | Conducting Wire. Curadoria de Pollyana Quintela. Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia.
[2023] Exposição Eu como Você. Curadoria de Pollyana Quintela. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2019] Exposição Em Posições de Dança. Curadoria de Daniela Labra. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2018] Exposição Enredos para um Corpo. Curadoria de Raphael Fonseca. Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2016] Exposição A Ilha. Curadoria de Susana Rodrigues. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.
[2016] Exposição Sob (Ul)Trajes e Gozos. Curadoria de Suianni Macedo. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.
[2016] Exposição Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, Portugal.
[2015] Exposição (Tra)vestir um Fa(c)to. Curadoria de José Maia. Textos de André Masseno e Julia Pelison. Espaço MIRA, Porto, Portugal.
[2015] Exposição Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
[2014] Performance-instalação/exposição Orexia, de Tales Frey. Barracão Maravilha, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2013] Exposição Moda e Religiosidade em Registos Corporais. Organização e curadoria de Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2013] Exposição Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Estação Cultura, IV Festival de Formas Poéticas, Catanduva-SP, Brasil.
Exposições Coletivas
[2025] [Em breve.] Contra-Quiosque. Curadoria de Space Transcribers (Fernando P. Ferreira e Daniel Duarte Pereira). Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, Braga, Portugal.
[2025] [Em breve.] Exposição coletiva & domicílio conjugal & – meu bem. Curadoria de Marina Schiesari. Espaço Diletante, São Paulo-SP, Brasil.
[2024] Exposição coletiva Espaço para o Corpo: Obras da Coleção de Serralves. Curadoria de Joana Valsassina. Casa Branca de Gramido, Gondomar, Portugal.
[2024] Exposição coletiva VERMELHO VIVO: Amor & Revolução. Curadoria de Ângela Berlinde. 3º SOLAR Fotofestival, MIS – Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque, Fortaleza-CE, Brasil.
[2024] Exposição coletiva Delírio Tropical. Curadoria de Orlando Maneschy. 3º SOLAR Fotofestival, Pinacoteca do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil.
[2024] XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: És livre? Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
[2024] Exposição coletiva Cuir Sou: notas sobre afetividade. Verve Galeria, São Paulo-SP, Brasil.
[2024] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #6”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2024] Estande da Casa Arte Plena e Rumos. FARGO – Feira de Arte de Goiás, Museu de Arte Contemporânea de Goiás / Centro Cultural Oscar Niemeyer, Goiânia-GO, Brasil.
[2024] Exposição coletiva Foi Bonita a Festa, Pá. Curadoria de Helena Mendes Pereira e Cristiana Tejo + NowHere Lisboa. Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
[2023] Exposição coletiva Espaço para o Corpo: Obras da Coleção de Serralves. Curadoria de Joana Valsassina. Galeria Municipal de Barcelos, Barcelos, Portugal.
[2023] Exposição coletiva PERSPETIVA 24. Curadoria de Helena Mendes Pereira e João Ribas. Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
[2023] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #5”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2023] Exposição coletiva Espaço para o Corpo: Obras da Coleção de Serralves. Curadoria de Joana Valsassina. Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, Abrantes, Portugal.
[2023] Exposição coletiva Derivas e Criaturas – Novas Aquisições da Coleção Municipal de Arte. Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2022] Mostra de Audiovisual On-line O Menor não Preexiste. Curadoria de Lindomberto Ferreira Alves e Maria Remédios de Brito. IV Colóquio Variações Deleuzianas: Ética, Estética e Política: Por um Devir Menor do Pensamento – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), Belém-PA, Brasil.
[2022] Exposição coletiva Ars Sexualis: Por Baixo dos Panos. Curadoria de Bruno Novadvorski, Chris, The Red e Sue Gonçalves. Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre-RS, Brasil.
[2022] Exposição coletiva Adeus, Pátria e Família. Curadoria de Joana Alves e Rita Rato. Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, Lisboa, Portugal.
[2022] Exposição coletiva Zil, Zil, Zil. Curadoria de Bruna Costa, Felipe Carnaúba e Antonio Tebyriçá. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2022] Exposição coletiva Viva o Brasil! Curadoria de Nelson Ricardo Martins. Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
[2021] Exposição coletiva Erro 417: Expectativa Falhada. Curadoria de Marta Espiridião. Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2021] Exposição coletiva Poético ou Político? Curadoria de João Baeta. Mupi Gallery, Porto, Portugal.
[2021] Exposição coletiva Pedágio de Mim – Foco Brasil. Curadoria de Hugo Dinis. Not a Museum/Palácio Castilho, Lisboa, Portugal.
[2021] Exposição coletiva Entre o Real e a Imagem. Curadoria de David Revés e Lucas Camargo de Barros. CINENOVA – Festival Interuniversitário de Cinema, Casa do Capitão, Lisboa, Portugal.
[2021] Exposição coletiva “Contemplating Trees From Inside the Academy”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2021] Exposição coletiva on-line Transjardinagem. Curadoria e organização de Ian Habib. Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA), Brasil.
[2021] Exposição coletiva on-line Transespécie. Curadoria e organização de Ian Habib. Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA), Brasil.
[2021] Mostra de Videoarte BãOM!!! Curadoria de João Baeta. Projeto Poste_Matosinhos, Mercearia São Miguel, Matosinhos, Portugal.
[2020] Mostra EAV 2020. Mostra On-line Final de Alunes da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2020] CÓDEC/ Festival de Vídeo Y Creaciones Sonoras. Programação on-line.
[2020] Video Raymi [9] – Festival Internacional de Videoarte del Cusco: Selección Oficial de Video Raymi 2019 [3]. Programação on-line.
[2019] Video Raymi [9], Festival Internacional de Videoarte del Cusco. Instituto Cultural Peruano Norteamericano – ICPNA, Cusco, Peru.
[2019] Exposição coletiva Aparelho. Curadoria de Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2019] 2º Refluxo – Festival Experimental de Artes. Centro Cultural UFG, Goiânia-GO, Brasil.
[2019] Exposição coletiva as pessoas que esperavam pelos autocarros espreitavam pela janela. Curadoria de Ana Efe e All Brain. Texto de Vera Carmo e João Ricardo Moreira. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.
[2019] Senado Tomado #8. Despina, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2019] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #3”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2019] 22ª Rencontres Traverse Vidéo: L’Expérimental {recherche/art}. Cinéma ABC Toulouse, Toulouse, França.
[2018] Exposição coletiva Mover-se em Outra Dimensão. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.
[2018] Exposição coletiva Faça Você Mesm_ – Um Guia de Leitura (1/20). Curadoria de Alexandre Sá. A MESA, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2017] ROÇAdeira: Encontros Performáticos em Lugares Improváveis, Sessão #3 re_Quebra. Oficina Cultural Geppetto, Goiânia-GO, Brasil.
[2017] Exposição coletiva Ser ou Não Ser… Eis a Questão!? Curadoria de José Rosinhas. II Bienal Internacional de Arte Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal.
[2017] Exposição coletiva O Teu Corpo É Luta. Curadoria de Danillo Villa e Ricardo Basbaum. Arte Londrina 5, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil.
[2017] Mostra Diversa. Subterrânea #2, Pyranhas, Belo Horizonte-MG, Brasil.
[2017] Exposição coletiva Trânsitos Feministas. 19ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
[2016] IV Video Raymi, Festival Internacional de Videoarte del Cusco. Casa de la Cultura Cusco, Cusco, Peru.
[2016] 27ª Mostra de Arte da Juventude. Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
[2016] ESFORÇOS #2 – Mostra de Performances. Curadoria de Caio Riscado e Lucas Canavarro. Olho da Rua, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2016] 4º Salão de Outono da América Latina. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.
[2016] Exposição coletiva Em Tudo Quanto é Mundo Dito ou Não Dito. Curadoria de José Maia. Desobedoc 2016, Cinema Batalha, Porto, Portugal.
[2016] Segundo Encuentro Nacional de Performance (ENAPE). Organização do coletivo Revólver Azul. Centro de Arte y Filosofía, Pachuca de Soto, Hgo., México.
[2016] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy #2”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2016] Mostra IP: Mostra Nacional de Vídeo, Intervenções e Performance. Atelier Codorna, Rio de Janeiro-RJ; Festival La Plataformance, Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo-SP; Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, Santana-AP; Sebo no Chão e Praça Nauro Machado, São Luís-MA; Estação Cultura e Associação Dell’Arte, Catanduva-SP; Varandão CCE-UFSC, Florianópolis-SC; Brasil.
[2016] Traverse Vidéo en Aveyron. Cinéma La Strada, Decazeville, França.
[2016] 19ª Rencontres Traverse Vidéo: l’Atypique Trouble. Museu de Arte Moderna e Contemporânea Les Abattoirs, Toulouse, França.
[2016] Mostra Brasil: Ficciones. Curadoria de Laurem Crossetti. Espacio Tangente, Burgos, Espanha.
[2015] CÓDEC/ Festival de Vídeo Y Creaciones Sonoras. La Calaca Centro Cultural, Cidade do México, México.
[2015] Video – Instalación de TRAFKINTU. Co-habitar III – Residencia de Performance, Espaço Independente de Arte Contemporânea Gálvez Inc., Valparaíso, Chile.
[2015] Monstruosas: Subpolíticas e Descolonialidades. Espaço Casarão, Recife-PE, Brasil.
[2015] XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: Olhar o Passado para Construir o Futuro. Fórum Cultural de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
[2015] Exposição coletiva Maria de Todos Nós: 50 anos de Maria Bethânia. Curadoria de Bia Lessa. Paço Imperial, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2015] Fifth Under the Subway Video Art Night. Organização de Antonio Ortuño; curadoria de Antonio Ortuño (Nova York) e Ana Sanfrutos (Berlim); e organização em Berlim de Irene Cruz e Nati Grund. The ANNEX Art Social Space, Nova York, Estados Unidos; Project Space Kleiner Salon, Berlim, Alemanha.
[2015] Projeto transdisciplinar TRANS[acto]#01/2015. Concepção de Isabel Maria Dos. Coimbra, Portugal.
[2015] Exposição coletiva Múltiplas Perspectivas e Não Menos Contradições e Sonhos. Curadoria de José Maia. I Bienal da Maia: Lugares de Viagem. Fórum da Maia, Maia, Portugal.
[2015] Mostra de Performance XØKE. Micro Centro Cultural Casa Vermelha, Florianópolis-SC, Brasil.
[2015] Rapid Pulse International Performance Art Festival 2015: Video Series. Defibrillator Performance Art Gallery, Chicago, Estados Unidos.
[2015] Exposição coletiva Amor Marginal. Curadoria de Susana Rodrigues e Ana D’Almeida. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2015] Mostra Brasil: Ficções. Curadoria de Laurem Crossetti. Armazém do Chá, Porto, Portugal.
[2014] 18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva. Salão de Exposições, Estação Cultura, Catanduva-SP, Brasil.
[2014] Exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2014] Exposição coletiva Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira. Curadoria de Angela Barbour. Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.
[2014] Exposição coletiva “Trees Outside the Academy”: Práticas Colectivas/ Collective Practices. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2014] Exposição coletiva Corpo (I)materializado. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo-SP, Brasil.
[2012] Dzień Światła 2012. Organização e curadoria de Maciej Stawiński. Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia.
Performances Ao Vivo e Teatro
[2024] Palestra-performance Emi Koyama Passou Aqui, de Hilda de Paulo. Palcos Instáveis / Instável – Centro Coreográfico, Teatro Municipal Campo Alegre, Porto, Portugal.
[2024] Performance-instalação algumas notas sobre pertencimento, de Hilda de Paulo. Projeto desenvolvido com a bolsa de criação do programa Artistas Douro/Câmara Municipal do Porto. mala voadora, Porto, Portugal.
[2023] Participação na performance I Traje para II, de Tales Frey. A! Performance Festival, Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia; o bastidor, ESAP – Escola Superior Artística do Porto, Porto, Portugal; 4ª edição da montra – mostra de arte contemporânea nas montras do comércio tradicional, O Pátio Café, Vila do Conde, Portugal.
[2022] Palestra-performance-oficina O Que Vem Depois da Esperança?, de Hilda de Paulo. Projeto produzido pelo Teatro Universitário do Porto e contemplado pelo concurso anual de apoio à criação Criatório 2021 da Câmara Municipal do Porto. mala voadora, Porto, Portugal.
[2017-22] Participação na performance Estar a Par, de Tales Frey. AMOQA (Athens Museum of Queer Arts), Atenas, Grécia; Sesc Registro, Registro-SP, Brasil; Sesc Santana, São Paulo-SP, Brasil; 86º Aniversário do Teatro Rivoli, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal; 22ª Rencontres Traverse Vidéo: L’Expérimental {recherche/art}, Ombres Blanches, Toulouse, França; Sesc São José dos Campos, São José dos Campos-SP, Brasil; Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil; Sesc Rio Preto, São José do Rio Preto-SP, Brasil; BIENALSUR, MUNTREF Centro de Arte Contemporáneo y Museo de la Inmigración – Sede Hotel de Inmigrantes, Buenos Aires, Argentina; A! Performance Festival, Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia; Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
[2021] Performance O Corpo Nunca Existe em Si Mesmo, de Tales Frey. Palcos Instáveis, Teatro Municipal do Porto Campo Alegre, Porto, Portugal.
[2021] Leitura do texto-manifesto Eu Gisberta no lançamento do livro “VOLTA PRA TUA TERRA: Uma Antologia Antirracista/Antifascista de Poetas Estrangeirxs em Portugal”, organizado por Manuella Bezerra de Mello e Wladimir Vaz, no Selina Navis Cowork, na cidade do Porto, em Portugal.
[2021] Participação na performance-instalação para o espaço público Room, de Filipe Moreira. Festival Entre Cidades, Museu da Quinta de Santiago, Matosinhos, Portugal; Dia Aberto às Artes, Ericeira, Portugal; Almada Ponto, Porto, Portugal; Jardim do Museu do Douro, Peso da Régua, Portugal; Jardim do Museu D. Diogo de Sousa, Braga, Portugal.
[2019] Participação na performance F2M2M2F x 6, de Tales Frey. 22ª Rencontres Traverse Vidéo: L’Expérimental {recherche/art}, Prép’Art, Toulouse, França.
[2016-19] Participação na performance Be (on) You, de Tales Frey. III Bienal Internacional de Performance HORASperdidas, Monterrey, México; Queer Porto II: Festival Internacional de Cinema Queer, Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal; Sesc Registro, Registro-SP, Brasil; Sesc Santana, São Paulo-SP, Brasil; The Performance Arcade, Wellington, Nova Zelândia; A! Performance Festival, Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia.
[2017] Participação na performance Sem Título (1995), de Erwin Wurm. Inserida na exposição do it de Hans-Ulrich Obrist na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal.
[2013] Performance Aliança, de Hilda de Paulo e Tales Frey. Exposição Beija-me realizada na Estação Cultura no IV Festival de Formas Poéticas em Catanduva-SP, Brasil.
[2012] Participação na performance Dismorfofobia, de Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2011] Participação na performance Reciprocidade Desalmada, de Tales Frey. Associação Cultural Mercado Negro, Aveiro, Portugal.
[2009-12] Participação na performance O Outro Beijo no Asfalto, de Tales Frey. Rua dos Clérigos na cidade do Porto, Portugal; no Stockholm Fringe Fest 2011 em Estocolmo, Suécia; no Rapid Pulse International Performance Festival da Defibrillator Performance Art Gallery de Chicago, Estados Unidos; 25ª Feira Franca do Palácio das Artes/ Fábrica de Talentos na cidade do Porto em Portugal.
[2007] Participação no espetáculo teatral Os Sapatinhos Vermelhos, texto de Caio Fernando Abreu com direção de Tales Frey. Clube noturno FOSFOBOX, Rio de Janeiro-RJ, Brasil; Mostra …Ou Tudo Trash, Sesc Campos, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil; 6ª edição do Festival de Teatro ENCONTRARTE, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.
[2007] Participação na leitura dramática da peça Ájax de Sófocles. Resultado final do workshop com José Celso Martinez Corrêa na Casa de Dramaturgia Carioca. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2007] Peça teatral curta Treplev ensaiando Nina, fragmento de A Gaivota de Anton Anton Tchékov. Direção de Celina Sodré. Studio Stanislavski, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Coleções Públicas
Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia.
Fundação de Serralves, Porto, Portugal.
Coleção Municipal de Arte, Porto, Portugal.
Fundação Bienal de Arte de Cerveira, Vila Nova de Cerveira, Portugal.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.
Museu de Arte de Goiânia, Goiânia-GO, Brasil.
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niterói-RJ, Brasil.
Galeria Marta Traba, Fundação Memorial da América Latina, São Paulo-SP, Brasil.
Prêmios e Apoios
[2023] Programa de Apoio à Internacionalização Artística SHUTTLE. Câmara Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2022] Aquisições. Câmara Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2019] Programa de Apoio à Internacionalização Artística SHUTTLE. Câmara Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2014] Terceiro lugar com a fotografia El Minotauro #2 dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos).
Bolsas de Pesquisa e Criação, e Residências Artísticas
[2024-25] Contra-Quiosque. Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, Braga, Portugal.
[2023-24] Artistas Douro. mala voadora, Porto, Portugal.
[2022-23] Programa Reclamar Tempo – 3ª Edição 2022-2023. Campus Paulo Cunha e Silva, Ágora – Cultura e Desporto do Porto E.M., S. A., Porto, Portugal.
[2021-22] TUP em Residência. mala voadora; CRL-Central Elétrica; Túnel, Porto, Portugal.
[2019] Programa de Residências Despina. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2015-16] Fjúk Arts Centre. Húsavík, Islândia.
[2014] Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst. Campinas-SP, Brasil.
Curadoria e Programação
[2024] Exposição Provador, de Tales Frey. Curadoria de Hilda de Paulo. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2023-] Programadora do Queer Lisboa e Queer Porto – Festivais Internacionais de Cinema Queer de Portugal. Lisboa e Porto, Portugal.
[2023] Exposição Ana Mendieta: Silhueta em Fogo | terra abrecaminhos. Curadoria de Daniela Labra com curadoria adjunta de Hilda de Paulo, e assistência de curadoria de Maíra Freitas, e com coordenação, idealização do programa paralelo e organização editorial de terra abrecaminhos de Hilda de Paulo. Sesc Pompeia, São Paulo-SP, Brasil.
[2022] Exposição Lucy & Lúcifer e Outros Deboches, de Tales Frey. CAOS – Casa d’Artes e Ofícios, Viseu, Portugal.
[2020-21] Cine-Performatus #1: Resistir ao Tempo. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2019] Exposição Venoso, de Joana Bueno. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Sput&Nik the window, Porto, Portugal.
[2019] Exposição Metáforas Funcionais para Corpos no Espaço, de Tales Frey. Curadoria de Hilda de Paulo. Galeria Monumental. Lisboa, Portugal.
[2018] Programa As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.
[2017] Mostra Performatus #2: O que está à Luz do nosso Tempo, discernimos no Escuro. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. eRevista Performatus em parceria com o Sesc Santos. Santos-SP, Brasil.
[2017] Exposição O que o Corpo Abriga, de Renan Marcondes. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2016-17] Exposição Macumba Visual, de Ana Seixas. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Espaço Bo, Porto, Portugal; Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2016] Exposição coletiva Em Estado de Guerra. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra, Portugal.
[2015] Exposição coletiva Trabalha-dores do CU. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2015] Cine ÁguaAr. Curadoria de Hilda de Paulo e Suzana Queiroga. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2015] Exposição ÁguaAr, de Suzana Queiroga. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2015] Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto-SP, Brasil.
[2014] Exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2014] Mostra Performatus #1: O Corpo como Sujeito e Objeto na Arte. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. eRevista Performatus em parceria com o Instituto Hilda Hilst e a Central Galeria de Arte. Campinas-SP e São Paulo-SP, Brasil.
[2013] Exposição coletiva Beija-me. Organização e curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. IV Festival de Formas Poéticas, Estação Cultura, Catanduva-SP, Brasil.
Aulas, Conferências, Cursos, Colóquios, Debates, Mentoria, Palestras, Congressos, Oficinas Ministradas e Outras Apresentações Orais
[2025] [Em breve.] Clube de Leitura LGBTI+ (Tema: Visibilidade trans/poesia / Livro: “Hilda de Paulo #01”). BLX Bibliotecas de Lisboa eem parceria com a Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo, Biblioteca (a definir), Lisboa, Portugal.
[2024] Participação como curadora convidada na 3ª edição do programa de acompanhamento a artistas 6 x 6. Organização da curadora residente Flávia Gomes. Galeria Tato, São Paulo-SP, Brasil.
[2024] Mesa de debate “O Alcance da Arte no Enfrentamento à Desinformação” com Augusto Leal e Gustavo Torrezan, e mediação de Simone Peixoto. MILWEEK 2024 – Media and Information Literacy Week, Centro de Lógica e Epistemologia (CLE), UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, Brasil.
[2024] Moderação do bloco “Gênero e Resistência” (com as seguintes comunicações: “Dramaturgias políticas: Para uma ética feminista de co-pertença”, de Renata Gaspar; “Práticas de resistência feministas e pós-dramáticos: Processos criativos em Sexual Theater”, de Cátia Faísco e Francesca Rayner) no Colóquio Práticas de Resistência: Dramaturgia e Processos de Criação em Performance. Teatro Jordão, Universidade do Minho, Guimarães, Portugal.
[2024] Conversa “Relatos Circunstanciais de um Estado de Coisas” com Geanine Escobar no âmbito da exibição do documentário Listening for Something… Adrienne Rich and Dionne Brand in Conversation (1966), de Dionne Brand, no Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer. Batalha Centro de Cinema, Porto, Portugal.
[2024] Conversa pós-espetáculo com equipas artísticas de ISTO NÃO É PARA GENTE, É PARA BESTA! e Emi Koyama passou aqui com moderação de João Oliveira. Teatro Municipal Campo Alegre, Porto, Portugal.
[2024] Conversa com Catarina de Sousa no âmbito do programa Luas Novas. Batalha Centro de Cinema, Porto, Portugal.
[2024] Conversa Agora Somos Nós com Joana Mortágua com mediação de Maíra Freitas no Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer. Cinema São Jorge, Lisboa, Portugal.
[2024] Bate-papo on-line com Hilda de Paulo, Gabriella Marinho e Fefa Lins com mediação de Ian Duarte no âmbito do encerramento da exposição coletiva Cuir Sou: notas sobre afetividade. Verve Galeria, São Paulo-SP, Brasil.
[2024] Conferência “Mover-se na Casa do Colonizador” no encontro MASP Professores: Sociabilidade e Pertencimento. Ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP, São Paulo-SP, Brasil.
[2024] Conversa com Hilda de Paulo no âmbito da exibição do filme “Zuhurs Töchter”, de Laurentia Genske & Robin Humboldt. Programa Afetos Diversos – Uma Mostra de Filmes Alemães LGBTQIA+, Goethe-Institut Portugal & Queer Porto, Casa Comum – Reitoria da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
[2024] Podcast Femina. Conversa conduzida por Vanessa Augusto. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2023] Lançamento do livro Hilda de Paulo #01. Apresentação de Hilda de Paulo com moderação de Carolina Franco. Greta Livraria Feminista, Lisboa, Portugal.
[2023] Lançamento do livro Hilda de Paulo #01. Apresentação de Hilda de Paulo com moderação de Carolina Franco. Café Literário, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.
[2023] Conversa com Hannah Bastos no âmbito da exibição do documentário bell hooks – Cultural Criticism & Transformation (1997), de Sut Jhally, no Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer. Batalha Centro de Cinema, Porto, Portugal.
[2023] Palestra “Cortes das Edições Navalha” no etceteras – festival feminista de design e edição. Casa Comum, Porto, Portugal.
[2023] Conversa com Gabz 404 no âmbito da exibição do documentário Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans (2022), do coletivo Intransitivo (Gabz 404, Gustavo Deon, Lau Graef e Luka Machado), no Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer. Cinema São Jorge, Lisboa, Portugal.
[2023] Participação no Clube de Leitura com organização de Teresa Coutinho e Gisela Casimiro. Batalha Centro de Cinema, Porto, Portugal.
[2023] Aula on-line no programa Zait Residência – Acompanhamento de Projetos On-line para Artistas. Zait Art, Brasil.
[2023] Visita guiada com Hilda de Paulo e Tales Frey no âmbito da exposição Eu como Você. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2023] Visita orientada à exposição Rivane Neuenschwander: Sementes Selvagens. Museu e Capela da Casa de Serralves, Porto, Portugal.
[2022] Segundo workshop do projeto Des/Codificar Belém do Colectivo Faca. Centro Cultura de Belém e maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa, Portugal.
[2022] Podcast A Beleza das Pequenas Coisas. Conversa conduzida por Bernardo Mendonça. Jornal Expresso, Lisboa, Portugal.
[2022] Conversa Notas sobre a palestra-performance-oficina “O Que Vem Depois da Esperança?”. Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, Lisboa, Portugal.
[2022] Conversa na terceira edição da Mostra Trilhar. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
[2022] Participação na mesa de debate on-line da ARS SEXUALIS – Seminário de Artes Visuais: Sexualidades Dissidentes do Sul Global. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2022] Sessão on-line sobre transfeminismo e curadoria não-hegemônica conduzida por Hilda de Paulo na ação formativa da equipe educativa da exposição “Carolina Maria de Jesus – um Brasil para os brasileiros” coordenada por Maíra Freitas no Sesc Sorocaba. Sorocaba-SP, Brasil.
[2022] Conferência “Coração Travesti” na mARTE 2022 – Mostra de Artes Visuais. Escola de Alcaides de Faria, Barcelos, Portugal.
[2022] Participação com a aula on-line “Saberes Transfeministas em Proposições Estéticas”, no “Módulo 2: Tempos, Memórias e Arquivos”, do curso Práticas Artísticas e Epistemes Contemporâneas: Debates Fundamentais, organizado pela Assemblage, Brasil.
[2022] Conversa pós-palestra-performance-oficina “O Que Vem Depois da Esperança?”. mala voadora, Porto, Portugal.
[2022] Participação na conversa Error 406: Not Acceptable ao lado de Luan Okun com mediação de Marta Espiridião. Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2022] “Erro 417: Expectativa Falhada” – Visita guiada com a curadora e artistas. Galeria Municipal do Porto, Porto, Portugal.
[2021] Participação no Worm Winter ao lado de outres artistas. De Liceiras 18, Porto, Portugal.
[2021] Participação no Clube dos Poetas Vivos: Poesia & Performance ao lado de Luca Argel e Sónia Baptista com mediação de Teresa Coutinho. Casa Fernando Pessoa, Lisboa, Portugal.
[2021] Conversa com Tiago Aires Lêdo no âmbito da apresentação de seu trabalho desenvolvido durante o ciclo #03 das Residências Artísticas No Entulho (RANE)/ ArtWorks. Pedreira, Porto, Portugal.
[2021] Mentoria do artista Tiago Aires Lêdo no ciclo #03 das Residências Artísticas No Entulho (RANE). ArtWorks, Póvoa do Varzim, Portugal.
[2021] Participação na mesa on-line “Balada de Gisberta” ao lado de Ramon Nunes Mello e Nuno Pinto com mediação de Daniela Filipe Bento. VI Festival de Poesia de Lisboa – Terra: Uma Poética de Nós. Lisboa, Portugal.
[2021] Curso on-line Curadoria em Perspectiva: Práticas não-hegemônicas em Artes Visuais em conjunto com Luciara Ribeiro e Sandra Benites. Sesc São Caetano, São Caetano do Sul-SP, Brasil.
[2021] Participação on-line com a “Aula 2: ‘Eu estou na casa do colonizador. Então, mexer nos móveis dessa casa é um pouco difícil. Mas eu vou mexer.’” no curso Estéticas Travestis: Crise, Colapso e Pensamento, organizado por Isadora Ravena, no Lux Espaço de Arte, São Paulo-SP, Brasil.
[2021] Sessão on-line De Hilda de Paulo para minhas irmãs travestis e trans!, conduzida por Hilda de Paulo, sobre sua prática artística – com foco na obra “Eu Gisberta” e em sua exposição individual “Princesinha do Cerrado” – no âmbito da disciplina “Performance e Gênero”, lecionada pela professora Vanja Poty, no Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), da Faculdade de Artes (FAARTES), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus-AM, no Brasil. Esse encontro realizado na plataforma Zoom e teve a participação especial da pesquisadora, arte-educadora, artista e curadora Maíra Freitas.
[2021] Participação no debate “Quanto mais debates… A identidade” ao lado de Amadeu Sousa, Sun Peizhao, Vanessa Fernandes, Samuel Beirão e Tiago Sousa com moderação de Marcos Cruz. Coliseu Porto Ageas, Porto, Portugal.
[2021] Participação como tecedora de pergunta e comentário a partir da leitura do livro “Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” de Joacine Katar Moreira. A sessão pública de Leituras Feministas 04, conduzida e organizada pela artista, professora e pesquisadora Carla Cruz, contou com a participação de Joacine Katar Moreira com o propósito do lançamento de seu livro. Auditório do Pavilhão Sul, Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Porto, Portugal.
[2021] Sessão on-line Diálogos sobre Arte-educação e Virtualidade na Pandemia, conduzida por Maíra Freitas e as convidadas Hilda de Paulo, Sabrina Terra e Uma Sorrequia. Sessão realizada na plataforma Zoom e faz parte da programação paralela da exposição on-line “Solo da Maternagem Solo”, da artista Maíra Freitas, inserida no projeto POSADA 12, do Espaço Cultural Torta, Campinas-SP, Brasil.
[2021] Participação na Rádio Nómada do Museu da Cidade do Porto. Em diálogo com Nuno Faria, a conversa se realizou na Biblioteca Popular de Pedro Ivo na Praça do Marquês de Pombal, Porto, Portugal.
[2021] Sessão on-line De Hilda de Paulo para minhas irmãs travestis e trans!, conduzida por Hilda de Paulo, sobre sua prática artística – com foco na obra “Eu Gisberta” e em sua exposição individual “Princesinha do Cerrado” – no âmbito da disciplina “Técnicas de Documentação Teatral” da licenciatura em Teatro na Universidade do Minho em Portugal. Esse encontro realizado na plataforma Zoom foi coordenado pelo artista, professor e pesquisador Tales Frey, e teve a participação especial da pesquisadora, arte-educadora, artista e curadora Maíra Freitas.
[2021] Sessão on-line De Hilda de Paulo para minhas irmãs travestis e trans!, conduzida por Hilda de Paulo, sobre sua prática artística – com foco na obra “Eu Gisberta” e em sua exposição individual “Princesinha do Cerrado” – no âmbito do grupo de estudo Leituras Feministas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Esse encontro realizado na plataforma Zoom foi coordenado pela artista, professora e pesquisadora Carla Cruz, e teve a participação especial da pesquisadora, arte-educadora, artista e curadora Maíra Freitas.
[2020] 1º Ciclo de Conversas do Projeto de Pesquisa Perspectivas em Arte Contemporânea: Gênero e Invisibilidades. Coordenação do projeto de Bettina Rupp. Mediação de João Azevedo. Sessão realizada na plataforma Google Meet e oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, Brasil.
[2020] #014 Podcast. Projeto: Outras Conversas | Entre-vistas com o Baeta com Mãe Paulo. Associação Cultural Saco Azul/ Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2020] Apresentação comentada do filme Cassandra Rios – A Safo de Perdizes, de Hanna Korich, que integrou a primeira sessão do Cine-Performatus #1: Resistir ao Tempo. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2020] Projeto Performance em Rede convida Mãe Paulo e Tales Frey. Instagram @EmbaixadaDaPerformanceArte, Brasil.
[2019] Conversa no Cine Clube Despina. Despina, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2019] Conversa Livro da Mata sou eu, por mim mesmo! Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2018] Apresentação comentada da sessão As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann. Curadoria de Hilda de Paulo e Tales Frey. Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.
[2017] Conversa É Loïe Fuller, meu amor! Lançamento da autobiografia “Quinze Anos de Minha Vida”, de Loïe Fuller. Café Literário, Teatro Municipal Rivoli, Porto, Portugal.
[2017] Visita Guiada / Conversa na exposição O que o Corpo Abriga. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2017] Visita Guiada / Conversa na exposição Macumba Visual. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2017] Apresentação da exposição Trânsitos Feministas. Casa da Lusofonia, Coimbra, Portugal.
[2017] Conversa Livro da Mata sou eu, por mim mesmo! Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo, Porto, Portugal.
[2016] Conversa Performance como uma Extensão Diária e Persistente. Galeria Santa Clara, Coimbra, Portugal.
[2016] Seminário Destruição/Reconstrução. Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, Caldas da Rainha, Portugal.
[2016] Conversa À Volta Do Tanque – Projeto “Cia. Excessos”. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.
[2016] Apresentação comentada do filme O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.
[2015] Noite Belas Artes. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal.
[2015] Visita Guiada / Conversa na exposição ÁguaAr. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2015] “Amanheceu enquanto conversávamos”: Silvestre Pestana conversa com José Maia, Hilda de Paulo e Tales Frey. Espaço Mira, Porto, Portugal.
[2014] Comunicação-performance Livro da Mata, Página 13: Carta a Niemeyer no Colóquio Internacional “História da Arte em Estudos Transdisciplinares: Práticas Artísticas Contemporâneas”. Organização de Leonor Soares, Hugo Barreira e Marzia Bruno. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
[2012] Apresentação comentada do filme O Príncipe Constante, de Jerzy Grotowski. XII Semana da História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
Júri e Outres
[2024] Membra do Comitê de Indicação do Prêmio PIPA 2024.
[2018] Membra do Júri do Queer Porto IV: Festival Internacional de Cinema Queer. Porto, Portugal.
Produção Bibliográfica
[2025] [Em breve.] Organização do volume Emi Koyama Passou Aqui com prefácio de Maíra Freitas, textos da própria artista e de Emi Koyama. Publicada em forma de livro pela (Em breve.). ISBN: Em breve.
[2025] [Em breve.] HILDA DE PAULO. “Onde meus pisam: Breves notas sobre uma tentativa de descolonizar a paisagem”. Em: (Em breve.).
[2025] [Em breve.] HILDA DE PAULO. “Breves notas de como a Princesinha do Cerrado canta a sua terra”. Em: (Em breve.).
[2024] HILDA DE PAULO. Em: MENDONÇA, Bernardo (Org.). A Beleza das Pequenas Coisas. 1. ed. Alfragide: Oficina do Livro/LeYa, 2024. ISBN: 978-989-581-293-6.
[2024] HILDA DE PAULO. “‘Um mapa para a porta do não retorno: notas sobre pertencimento’, de Dionne Brand” Em: A.A.V.V. 10 recomendações de leitura para pensares fora do algoritmo. Shifter, 21 de outubro de 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Espaços Seguros: Justaposições de Pertencimento e Não Pertencimento no Dia a Dia”. Em: Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer: Livreto. Batalha Centro de Cinema, Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto e Passos Manuel, Porto, Portugal, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Onda Nova”. Em: Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer: Livreto. Batalha Centro de Cinema, Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto e Passos Manuel, Porto, Portugal, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Lady Like”. Em: Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer: Livreto. Batalha Centro de Cinema, Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto e Passos Manuel, Porto, Portugal, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Competição Queer Art”. Em: Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer: Livreto. Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, Lisboa, Portugal, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Call Me Agnes”. Em: Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer: Livreto. Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, Lisboa, Portugal, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Onda Nova”. Em: Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer: Livreto. Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, Lisboa, Portugal, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. “Agora Somos Nós”. Em: MORTÁGUA, Joana; BRANCO, Maria Castello; PERALTA, Susana (Coord.). Reflexões sobre a Liberdade: Identidades e Famílias. 1. ed. Alfragide: Oficina do Livro/LeYa, 2024. ISBN: 978-989-581-244-8.
[2024] Colaboração com váries outres autories no livro VOLTA PRA TUA TERRA: Não há Abril sem Imigrantes. Com organização de Manuella Bezerra de Melo e Wladimir Vaz e publicado pela editora Urutau. ISBN: 978-65-590077-0-7.
[2024] HILDA DE PAULO. “Agora Somos Nós”. Em: Cuir Sou: notas sobre afetividade: Folheto. Verve Galeria, São Paulo-SP, Brasil, 2024.
[2024] HILDA DE PAULO. Provador: Folheto. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal, 2024.
[2023] HILDA DE PAULO (Org.). terra abrecaminhos. 1. ed. São Paulo: Sesc São Paulo, 2023. ISBN: 978-65-892394-0-6.
[2023] Organização do volume Hilda de Paulo #01 com prefácio de Maíra Freitas, textos da própria artista, de Angie Barbosa, de Maíra Freitas e Letícia Nascimento, de Caio Jade e de Joacine Katar Moreira. Publicada em forma de livro pelas Edições Navalha. ISBN: 978-65-980967-0-0.
[2023] HILDA DE PAULO. “Saberes Transcestrais”. Em: RAMOS, Isaac Almeida (Org.). Antologia Poética, Sarau Brasil 2023. Série Novos Poetas N. 45. Cabedelo-PB: Vivara Editora Nacional, 2023.
[2023] HILDA DE PAULO. “Entre Duas Culturas”. Queer Porto – Festival Internacional de Cinema Queer: Jornal. Batalha Centro de Cinema e Casa Comum/Reitoria da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2023.
[2023] HILDA DE PAULO. “Tornar-se Yvonne Rainer”. Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer: Jornal. Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa, Lisboa, Portugal, 2023.
[2023] Organização com Tales Frey do volume Tales Frey #01 com texto de Christine Greiner e entrevista de Daniela Labra. Publicada em forma de livro pela Performatus. ISBN: 978-65-991134-1-3.
[2022] HILDA DE PAULO. “Monumento às Nossas Corpas”. Em: NOVO, Maria et. al. YUZIN Dezembro 2022. Ponte Delgada, Ilha de São Miguel (Açores), Portugal. Depósito legal: 3268/11.
[2022] Colaboração com váries outres autories no livro VOLTA PRA TUA TERRA: Uma Antologia Antirracista/Antifascista de Escritoras Estrangeiras em Portugal. Com organização de Manuella Bezerra de Melo e Wladimir Vaz e publicado pela editora Urutau. ISBN 978-65-5900-318-1.
[2022] HILDA DE PAULO. “A Revolução inicia-se na Educação: ‘A Navalha Mais Afiada Contra a Transfobia é o Conhecimento’”. Opinião. Jornal Expresso, 22 de julho de 2022.
[2022] HILDA DE PAULO. “Notas sobre a Frágil, Chata e Delirante CISheteronormatividade”. Adeus, Pátria e Família: Folheto. Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, Lisboa, Portugal, 2022.
[2022] Orelha do livro Mais uma Casa de Bonecas, de Maria Lucas, publicado pela editora Urutau. ISBN: 978-65-5900-282-5.
[2022] HILDA DE PAULO. “Pode a artista brasileira, imigrante e travesti Hilda de Paulo tomar a palavra?”. Revista Interruptor. Queluz-Portugal, mai. 2022.
[2022] HILDA DE PAULO. “Pode a artista brasileira, imigrante e travesti Hilda de Paulo falar?”. O Que Vem Depois da Esperança?: Brochura. Teatro Universitário do Porto / mala voadora, Porto, Portugal, 2022.
[2021] HILDA DE PAULO. “A Casa de Lêdo”. Tiago Aires Lêdo: O Dildotauro de Lide: Folheto. ArtWorks/No Entulho/Pedreira, Porto, Portugal, 2021.
[2021] Colaboração com váries outres autories no catálogo da exposição Transespécie/Transjardinagem do Museu Transgênero de História e Arte. Com organização de Ian Habib e publicado pela editora O Sexo da Palavra. ISBN: 978-65-88010-20-4.
[2021] Colaboração com váries outres autories no livro VOLTA PRA TUA TERRA: Uma Antologia Antirracista/Antifascista de Poetas Estrangeirxs em Portugal. Com organização de Manuella Bezerra de Melo e Wladimir Vaz e publicado pela editora Urutau. ISBN 978-65-5900-031-9.
[2020] Organização com Tales Frey da autobiografia Quinze Anos de Minha Vida, de Loïe Fuller. Tradução do francês para o português de Fernando L. Costa. Publicada em forma de livro pela Performatus. ISBN: 978-65-991134-0-6.
[2018] HILDA DE PAULO. “Eu Gisberta”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 6, n. 19, jan. 2018. ISSN: 2316-8102.
[2018] HILDA DE PAULO. “El Minotauro #3”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 6, n. 19, jan. 2018. ISSN: 2316-8102.
[2017] HILDA DE PAULO (org.). “‘Kesa’ e ‘A Gueixa e o Cavaleiro’”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 5, n. 18, jul. 2017. ISSN: 2316-8102.
[2017] DaP – Divisão de Artes Plásticas; Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Arte Londrina 5: “O Teu Corpo é Luta”: Entrevista com o artista Paulo Aureliano da Mata. Londrina, 12 de maio de 2017.
[2017] Revisão de conteúdo do artigo Cartografias Queer: O Flâneur Perverso, A Lésbica Topofóbica e A Puta Multicartográfica, Ou Como Fazer uma Cartografia Zorra com Annie Sprinkle, de Paul B. Preciado. Tradução do espanhol para o português de Davi Giordano e Helder Thiago Maia. Publicada na sessão Traduções da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2017] Revisão de conteúdo com Tales Frey do artigo Uma Agente Provocadora: A Pornografia e A Arte da Performance de Annie Sprinkle, de Linda Williams. Tradução do inglês para o português de Leonardo Soares. Publicada na sessão Traduções da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2016] DA MATA, Paulo Aureliano. “El Minotauro #4”. Em: CLEARY, Sophia; GAYDOS, Katie; GLUZMAN, Yelena (eds.). Emergency Index Volume 5. Nova York: Ugly Duckling Presse, 2016. ISBN: 978-1-937027-75-9.
[2016] Organização com Tales Frey do livro Evocações da Arte Performática (2010 – 2013). Publicada em forma de livro pela eRevista Performatus em parceria com a Paco Editorial. ISBN: 978-85-462-0253-9.
[2015] Organização com Tales Frey e Suianni Macedo do livro Cia. Excessos: Entre Arquivo e Práticas Contemporâneas. Publicada em forma de livro pela eRevista Performatus em parceria com a Paco Editorial. ISBN: 978-85-462-0307-9.
[2015] DA MATA, Paulo Aureliano. “Romance Violentado”. Em: FUNDAÇÃO BIENAL DE CERVEIRA. Vila Nova de Cerveira. XVIII Bienal de Cerveira de 2015: Olhar o Passado Construir o Futuro: Catálogo. Vila Nova de Cerveira: 2015. ISBN: 978-989-98515-1-1.
[2015] Livro da Mata, Página 13: Carta a Niemeyer. Publicado na sessão Estudos da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2013] Revisão técnica do artigo A Performatividade da Documentação de Performance, de Philip Auslander. Tradução do inglês para o português pela revista ¿Hay en Portugués? Publicada na sessão Traduções da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2013] Revisão de conteúdo junto com André Masseno e Tales Frey do artigo “Presença” In Absentia: A Experiência da Performance como Documentação, de Amelia Jones. Tradução do inglês para o português de Ana Ban. Publicada na sessão Traduções da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2013] DA MATA, Paulo Aureliano. “You Have the Brush, You Have your Paints; Paint your Paradise and Then get Into It”: A Performance Interview with Suzana Queiroga. Tradução de Ana Ban. Publicada no catálogo da exposição Olhos d’Água do Mac-Niterói. ISBN 978-85-66873-01-6.
[2013] DA MATA, Paulo Aureliano. “Você Tem o Pincel, Tem Suas Tintas, Pinte o Paraíso e Depois Entre Nele”: Uma Entrevista Performática com Suzana Queiroga. Publicada na sessão Entrevistas da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102. Também, no mesmo ano, publicada no catálogo da exposição Olhos d’Água do Mac-Niterói. ISBN 978-85-66873-01-6.
[2013] Tradução do inglês para o português do artigo Fênix, de Dariusz Kosiński. Revisão da tradução de Tales Frey. Publicada na sessão Traduções da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2013] Tradução do inglês para o português da entrevista Reivindicando o Passado do Leste Europeu, com Ieva Astahovska, de Zane Zajančkauska. Revisão da tradução de Tales Frey. Publicada na sessão Traduções da Revista ePerformatus. ISSN 2316-8102.
[2012] Organização e tradução com Suianni Macedo do francês para o português do livro Henri de Gissey de Paris: desenhista ordinário dos divertimentos e dos balés do Rei (1608 – 1675), de Anatole de Montaiglon. Revisão de Fernando L. Costa. Publicada em forma de livro pela eRevista Performatus em parceria com a Paco Editorial. ISBN: 978-85-8148-187-6.
[2012] Tradução do inglês para o português do artigo Drama e Vida: Ensino, Encontro, Transformação. Consciência, Perspectiva e Ficção, de Roberta Secchi. Revisão da tradução de Tales Frey. Publicada na sessão Traduções da Revista ePerformatus. ISSN 2316-8102.
[2012] A Festa de Snežana Golubović – Crítica sobre a performance I Love You, de Snežana Golubović. Publicada no site Questão de Crítica (Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais). ISSN 1983-0300. Também, no mesmo ano, publicada na sessão Críticas da eRevista Performatus. ISSN 2316-8102.
[2012] Einstein on the Beach: Um Estudo Semiótico em Oposição ao Textocentrismo – Crítica com Tales Frey sobre o espetáculo Einstein on the Beach, de Robert Wilson e Philip Glass. Publicada no site Questão de Crítica (Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais). ISSN 1983-0300.
[2012] Tradução do espanhol para o português do texto Água-viva, de Carolina Balbi. Publicada no site Questão de Crítica (Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais) com revisão da tradução de Tales Frey. ISSN 1983-0300.
[2011] O Funeral de Marina Abramović – Estudo sobre o espetáculo The Life and Death of Marina Abramović, de Robert Wilson. Publicado no site Questão de Crítica (Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais). ISSN 1983-0300.
[2011] Tradução com Miguel Ambrizzi do espanhol para o português do texto A Luz Interior, de Carolina Balbi. Publicada no site Questão de Crítica (Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais) com revisão da tradução de Tales Frey. ISSN 1983-0300.
[2010] Tradução do espanhol para o português do texto Striptease, de Lola Arias. Publicada no site Questão de Crítica (Revista Eletrônica de Críticas e Estudos Teatrais) com revisão da tradução de Tales Frey. ISSN 1983-0300.
Citações
[2024] FREITAS, Maíra. “Fronteiras são territórios para caminhantes”. In: BARROS, Célia; LEIRIAS, Gabriela (ed.). Revista Latente, n. 3, Out. 2024, pp. 37-47.
[2023] QUINTELA, Pollyana. Leiðnivír | Conducting Wire: Folheto. Akureyri Art Museum, Akureyri, Islândia, 2023.
[2023] VALSASSINA, Joana. Espaço para o Corpo: Obras da Coleção de Serralves: Brochura. Galeria Municipal de Arte de Barcelos, Barcelos, Portugal, 2023.
[2023] NASCIMENTO, Letícia Carolina. “Transfeminismo: As Vozes do Traviarcado”. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, Janeiro de 2023, on-line. ISSN: 2594-9004.
[2023] VALSASSINA, Joana. Espaço para o Corpo: Obras da Coleção de Serralves: Brochura. Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, Abrantes, Portugal, 2023.
[2023] QUINTELA, Pollyana. Eu Como Você: Folheto. Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal, 2023.
[2022] FREITAS, Maíra. “Calor Travesti”. Calor Travesti: Cartão-postal. Projeto Ocupação de Vitrine, AT|AL|609, Campinas-SP, Brasil, 2022.
[2022] FRANCO, Carolina. “Angela Davis e Gina Dent: ‘Não há como separar o racismo das práticas de encarceramento’”. Shifter, 23 de novembro de 2022.
[2022] MENDONÇA, Bernardo. “Hilda de Paulo: ‘Não é esperada a intelectualidade das pessoas trans, nem da preta retinta. Vivemos ainda o eco do colonialismo.’” A Beleza das Pequenas Coisas. Jornal Expresso, 2 de dezembro de 2022.
[2022] FREITAS, Maíra. “Transativismo nas Artes: A Performance e seus Documentos como Tecnologia de Gênero”. Em: SILVA, Tarcísio Torres; DORETTO, Juliana; HERGESEL, João Paulo (Orgs.). Redes Digitais e Culturas Ativistas 1: Arte, Cidades e Ativismo. Alumínio-SP: CLEA Editorial, 2022. ISBN 978-65-996687-2-2.
[2022] MATIAS, Joana. “Porque faz falta (mais) História Queer”. Setenta e Quatro, 23 de junho de 2022.
[2022] FREITAS, Maíra. “Coração Travesti”. Coração Travesti: Folheto. Projeto KUBIKULO, Kubikgallery, Porto, Portugal, 2022.
[2022] FREITAS, Maíra. “Notas sobre a palestra-performance-oficina ‘O Que Vem Depois da Esperança?’”. O Que Vem Depois da Esperança?: Brochura. Teatro Universitário do Porto / mala voadora, Porto, Portugal, 2022.
[2022] PEREIRA, Ana Cristina. “Uma palestra-performance-oficina que é ‘um primeiro passo para pensar a história da cultura trans de Portugal’”. Ípsilon. Jornal Público, 31 de março de 2022, p. 36.
[2022] SIX, Flávia. “Arte que transcende o corpo: artistas transgénero buscam caminho em Portugal”. Shifter, 29 de março de 2022.
[2022] DIAS, Daniel. “Neste mundo ‘tudo está feito para falhar’ mas ‘temos de ser excelentes’”. Cultura. Jornal Público, 11 de janeiro de 2022, p. 26-27.
[2022] MONTEIRO, Manuela Matos Monteiro; LAFUENTE, João. MIRA. 1. ed. Porto: MIRA Galerias, 2022. ISBN 9789893330661.
[2021] GÓIS, Edma de. “Sobre Poemas Lançados contra o Bolor Colonial: O que dizem 49 artistas migrantes na antologia ‘Volta para tua Terra’”. Jornal Literário Pernambuco, n. 189, nov. de 2021.
[2021] FRANCO, Carolina. “Ser mulher artista, hoje: reflexões em torno de ‘Tudo o que eu quero’”. Gerador, 18 de agosto de 2021.
[2021] RODRIGUES, Leilane Menezes. Jornalismo e Transexualidade: A Construção da Personagem Gisberta na Mídia Portuguesa. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Faculdade de Letras, Universidade do Porto. Porto, Portugal.
[2021] NEGREIROS, Adriana. “‘VOLTA PARA TUA TERRA’. Em Portugal, imigrantes brasileiros combatem preconceito com poesia.” TAB UOL, 13 de julho de 2021.
[2021] NEGREIROS, Adriana. “Gisberta, a transgênero brasileira que pode virar nome de rua em Portugal”. TAB UOL, 21 de maio de 2021.
[2021] DUARTE, Mariana. “Há um Brasil a fazer perguntas difíceis a Portugal”. Ípsilon. Jornal Público, ed. 11.242, p. 2-8, 5 de fevereiro de 2021.
[2021] DE LAURENTIIS, Gabriela. “Autoficções de Hilda de Paulo, Uma Artista dos Encontros”. Princesinha do Cerrado: Folheto. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal, 2021.
[2020] FREY, Tales. “…que eu também não adoeça de Brasil!”. …que eu também não adoeça de Brasil!: Folheto. Mupi Gallery, Porto, Portugal, 2020.
[2020] LODI MORAES, Jaqueline. A Minúcia do Vazio nas Artes Plásticas e Performativas: Do Corpo no Espaço e no Tempo. Dissertação (Mestrado em Estudos de Arte com especialização em Teoria e Crítica da Arte) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Porto, Portugal.
[2019] LABRA, Daniela. Em Posições de Dança: Folheto. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2019.
[2019] CARRILHO, Ulisses. Senado Tomado #8: Folheto. Despina, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2019.
[2019] ALEXANDRINI, Camila. Tão só o Fim do Mundo: Folheto. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal, 2019.
[2018] OSPINA ÁLVAREZ, Juan Sebastián. Conversações Hipervisuais: Vamos Falar sobre Olhares Masculinizados? Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.
[2018] FONSECA, Raphael. Enredos para um Corpo: Folheto. Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2018.
[2017] PELISON, Julia. “‘A Ilha’: Das Fronteiras às Aproximações”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 5, n. 17, jan. 2017. ISSN: 2316-8102.
[2017] OSPINA ÁLVAREZ, Juan Sebastián. Gisberta, Dandara e Outras Histórias Silenciadas, Desconectadas. Em: Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores, 26º, 2017, Campinas-SP, Brasil. Anais do 26º Encontro da Anpap. Campinas-SP: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017, p. 2093-2108.
[2017] PELISON, Julia. “‘A Ilha’: Das Fronteiras às Aproximações”. artecapital.net, Lisboa, dezembro de 2016.
[2016] FREY, Tales. Performance e Ritualização: Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Tese (Doutorado em Estudos Artísticos com Especialidade em Estudos Teatrais e Performativos) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. Coimbra, Portugal.
[2016] HENRIQUE, José Carlos. “Entrevista com Paulo Aureliano da Mata”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 4, n. 15, jan. 2016. ISSN: 2316-8102.
[2015] NEPOMUCENO, Thais. “Cia. Excessos: À Dor, um Extraordinário Amor”. artecapital.net, Lisboa, junho de 2015.
[2015] PELISON, Julia. “Seis Manifestos Irrevogáveis sobre a Pele de Paulo Aureliano da Mata”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015. ISSN: 2316-8102.
[2015] PELISON, Julia. “Com Amor, É Proposto Guerra à Intolerância”. arte|ref, Cotia-SP, janeiro de 2015.
[2014] HUPE, Ana. “‘Romance Violentado’, Título que É Livro em Si”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 9, mar. 2014. ISSN: 2316-8102.
[2014] PELISON, Julia. “Orexia: Um Coeso Sentido num Amálgama”. Artlyst, São Paulo, maio de 2014.
[2013] POTY, Vanja; FONTES, Gustavo Rosa. “O Encontro Amoroso de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey em ‘Aliança’: Performance, Ritual e Respeito à Diversidade”. eRevista Performatus, Inhumas, ano 1, n. 4, mai. 2013. ISSN: 2316-8102.
[2012] STAWIŃSKI, Maciej. Dzień Światła 2012: Livreto. Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia, 2012.
Formação Complementar
[2023] Introdução ao Pensamento de Donna Haraway. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2022] Por que ler Donna Haraway? Um Aulão Introdutório. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: Juliana Motter.
[2022] Poesia Y(In) Silêncio. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: tatiana nascimento.
[2022] Cisgeneridade: Efeitos da Colonialidade de Gênero y Mundos Possíveis. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Profs.: Okara Yay e Vic Guimarães.
[2022] Um Percurso pela História do Ativismo LGBTQIAP+ no Brasil. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: Dri Azevedo.
[2022] Identidades de Gênero: Uma Perspectiva Filosófica. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: Caio Jade.
[2022] A CISheterossexualidade como Arma Colonial. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: Jamilie Souza.
[2022] Introdução à Teoria da Imagem: Representações, Colonialismo e Poder. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: viníciux da silva.
[2022] Introdução ao Pensamento de Michel Foucault. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2022] Estudos Indisciplinares de Gênero. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: Letícia Nascimento.
[2022] Introdução aos Estudos de Gênero. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] Cisgeneridade: Fundamentos Transfeministas. Formação realizada na plataforma Zoom pela Brava. Prof.: Letícia Nascimento.
[2021] Nomes do Pensamento Latino-Americano. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] Feminismo, Epistemologia, Interseccionalidade. Formação realizada na plataforma Youtube. Prof.: Helena Vieira.
[2021] A Ditadura pela Perspectiva Travesti. Formação realizada na plataforma Elos. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Amara Moira.
[2021] Interseccionalidade: Tudo que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar. Formação realizada na plataforma Google Meet. Brasil. Prof.: Winnie Bueno.
[2021] Pensamentos Travestis na Arte Contemporânea. Formação realizada na plataforma Zoom. Lux Espaço de Arte, São Paulo-SP, Brasil. Profs.: Isadora Ravena (e convidadas: Dodi Leal, Linn da Quebrada, Sy Gomes, Noá Bonoba e Linga Acácio).
[2021] Pornopirata: A Póspornografia como Arma contra a Maquinaria da Colonialidade. Formação realizada na plataforma Zoom. Lux Espaço de Arte, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Bruna Kury.
[2021] Teoria Queer I – Filosofia, Pensamento e Ação Política. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] Teoria Queer II – Dissidência, Neoliberalismo e Fracasso. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] Introdução ao Pensamento de Judith Butler. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] Introdução aos Estudos de Masculinidades. Formação realizada na plataforma Youtube. Prof.: Helena Vieira.
[2021] O Pensamento Transfeminista. Curso Gratuito das Jornadas Freireanas – Flipei 2021 em parceria com a Caixa de Ferramentas. Formação realizada na plataforma Youtube. Prof.: Helena Vieira.
[2021] Criações de Si: Artes Visuais e Teorias Feministas. Formação realizada na plataforma Zoom. Lux Espaço de Arte, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Gabriela De Laurentiis.
[2021] História da Arte no Brasil. Formação realizada na plataforma Google Meet. Fôlego Programa, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Pollyana Quintella.
[2021] Feminismo Decolonial e Queer of Colors. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] História da Sexualidade: Da Idade Clássica ao Mundo Contemporâneo. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2021] A Invenção da Heterossexualidade. Formação realizada na plataforma Youtube. Prof.: Helena Vieira.
[2020] Participação como ouvinte do Seminário Hilda Hilst 90 realizado em formato virtual nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2020, contabilizando carga horária de 30 horas.
[2020] Introdução ao Pensamento de Paul B. Preciado. Formação realizada na plataforma Google Meet. Prof.: Helena Vieira.
[2020] Espacializações Feministas: Artes Visuais e Pensamento Crítico. Formação realizada na plataforma Google Meet. Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABSP), São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Gabriela De Laurentiis.
[2020] Ao Sentir Cheiro de Floresta. Formação realizada na plataforma Google Meet. Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Mariana Manhães.
[2018] Atlas do Corpo e da Imaginação. Vivarium Festival, Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos, Porto, Portugal. Prof.: Gonçalo M. Tavares.
[2017] Workshop com Lia Rodrigues com a colaboração de Amália Lima. Teatro Municipal Campo Alegre, Porto, Portugal.
[2014] Becoming an Image. Casa do Sol – Instituto Hilda Hilst, Mostra Performatus #1, Campinas-SP, Brasil. Prof.: Manuel Vason.
[2014] B With People. mala voadora.porto, Porto, Portugal. Prof.: Marcelo Evelin.
[2012] Laboratory Karawanasun. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia. Prof.: Rena Mirecka.
[2011] Au Cœur du Son. Arta Cartoucherie, Paris, França. Profs.: Jarosław Fret, Aleksandra Kotecka, Tomasz Wierzbowski, Jean-François Favreau e outros membros do Teatr ZAR.
[2011] História da Performance no Contexto das Artes. Fundação Serralves, Porto, Portugal. Prof.: Mariana Brandão.
[2010] The Collective Mind. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Wrocław, Polônia. Profs.: Eugênio Barba e Odin Teatret.
[2010] Practical Workshops of The Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Fondazione Pontedera Teatro e Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, Pontedera, Itália. Profs.: Mario Biagini e Thomas Richards.
[2010] Regula Contra Regulam. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia. Profs.: Ana Maria Davie, Raúl Iaiza, Roberta Secchi, membros do Teatro La Madrugada e Mario Barzaghi.
[2009] Odin Week. Odin Teatret, Holstebro, Dinamarca. Prof.: Odin Teatret.
[2009] Regula Contra Regulam. Instytut im. Jerzego Grotowskiego, Brzezinka, Polônia. Profs.: Iben Nagel Rasmussen, Raúl Iaiza, Roberta Secchi e membros do Teatro La Madrugada.
[2009] La Esencia del Actor a través del Movimento y La Voz. Estudio Dramático, Valência, Espanha. Prof.: Yoshi Oïda.
[2007-08] Interpretação (Método das Ações Físicas – Stanislavski e Grotowski). Studio Stanislavski, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Celina Sodré.
[2008] Canto e Técnica Vocal. Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Patrícia Maia.
[2008] Corpo e Psicologia do Ator. Instituto do Ator, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Silvia Pasello.
[2008] Workshop com Juliana Carneiro da Cunha. Amok Teatro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Juliana Carneiro da Cunha.
[2008] Oficina Teatral com Gilberto Gawronski. Espaço Sesc Arena, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Gilberto Gawronski.
[2008] O Ator e suas Antropologias. IV Festival Internacional de Teatro do Corpo Ritual, Goiânia-GO, Brasil. Profs.: Eugênio Barba, Iben Nagel Rasmussen, Carlos Simioni e Julia Varley.
[2008] Respir-Ações. Armazém Companhia de Teatro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Patrícia Selonk.
[2007] Canto. Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Janaína Azevedo.
[2006-07] Técnica Vocal. Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Rose Gonçalves.
[2007] Workshop com Duccio Bellugi. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Duccio Bellugi.
[2007] Workshop com Bia Lessa. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Bia Lessa.
[2007] Workshop com Gerald Thomas. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Gerald Thomas.
[2007] Workshop com Gerald Thomas. Sesc Consolação, São Paulo-SP, Brasil. Prof.: Gerald Thomas.
[2007] Workshop com José Celso Martinez Corrêa. Casa de Dramaturgia Carioca, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: José Celso Martinez Corrêa.
[2007] O Ator: O Corpo Inteligente e o Artista Criador. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Celina Sodré.
[2007] Curso de Interpretação para TV. Oficina Teatral, São Paulo-SP, Brasil. Profs.: Denise Del Vecchio e André Frateschi.
[2007] O Ator: O Corpo Inteligente e o Artista Criador. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Celina Sodré.
[2006] Tópicos de Voz na Tragédia. Espaço-Direcional Comunicações, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Glorinha Beuttenmüller.
[2006] Butoh-ma. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Tadashi Endo.
[2006] Interpretação. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Laura Cardoso.
[2006] Fazendo seu próprio filme. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Francisco Taunay.
[2006] Mímica Corporal Dramática. Casa de Artes de Laranjeiras, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. Prof.: Paulo Trajano.
[2006] Teatro para atores e não-atores. Oficina Teatral, São Paulo-SP, Brasil. Profs.: Alzira Andrade e Mauro Henrique Toledo.