Tales Frey é artista transdisciplinar representado pela Galeria Verve de São Paulo no Brasil e pela Shame Gallery de Bruxelas na Bélgica, é pós-doutorando pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho em Portugal, onde é professor e Investigador Auxiliar através do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Institucional (Contrato-Programa celebrado entre a FCT e a Universidade do Minho). Tem doutorado em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra, Mestrado em Teoria e Crítica da Arte e especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Apresentou criações autorais no The Kitchen, Judson Memorial Church e NYLAAT House Gallery – Governors Island em Nova York, FILMIDEO no Index Art Center em New Jersey nos EUA, Musée des Abattoirs em Toulouse, Short Film Corner – Festival de Cannes, Galerie Carla Magna em Paris, L’angle – Espace D’art Contemporain Du Pays em La Roche-Sur-Foron, Videoforms Festival em Clermont-Ferrand, 7th FITE – Textile Biennial – Musée Bargoin em Clermont-Ferrand na França, Athens Museum Of Queer Arts (AMOQA) em Atenas, 18th International Triennial of Textile em Łódź na Polônia, MACRO – Museo d’Arte Contemporanea di Roma, Museu da República, Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Casa França-Brasil e Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro, na Fundação Theatro Municipal de São Paulo – Praça das Artes, no SESC SP, MIS SP – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e MIS CE – Museu da Imagem e do Som do Ceará, BienalSur em Buenos Aires, Akureyri Art Museum na Islândia, TSB Bank Wallace Arts Centre em Auckland, The Performance Arcade e MEANWHILE Gallery em Wellington na Nova Zelândia, Galeria Labirynt na Polônia, Defibrillator Gallery em Chicago, Galleria Moitre em Turim, VerdensKulturCentret em Copenhagen na Dinamarca, Wikitopia em Hong Kong na China, Kuala Lumpur 7th Triennial – Barricade na Malásia, The Biennial 6th Bangkok Experimental Film Festival na Tailândia, Museo de Arte Contemporáneo de Alicante na Espanha, Museu Julio Dinis em Ovar, Museu do Aljube em Lisboa, Teatro Municipal do Porto – Rivoli e Campo Alegre, Porto Design Biennale no Porto, Cinema Batalha no Porto em Portugal, Teatro Acadêmico de Gil Vicente – TAGV em Coimbra, Arte Macau: Bienal Internacional de Arte de Macau, III Bienal de Performance HORASperdidas em Monterrey no México, entre outros.
Tem apresentado obras em feiras internacionais de arte com frequência, dentre elas, ARCOlisboa em Portugal, SP-Foto, SP-Arte, Arte da Quarentena da Artsoul e ArtRio no Brasil, 5th ARTAnkara Contemporary Art Fair na Turquia, Paratissima Art Fair na Itália, SUPERMARKET – Stockholm Independent Art Fair na Suécia, entre outras.
Possui obras em acervos públicos e privados, dentre eles: Akureyri Art Museum na Islândia, Museu de Arte Contemporânea de Serralves e Museu Bienal de Cerveira em Portugal, MUNTREF em Buenos Aires na Argentina, Pinacoteca João Nasser, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte de Goiânia e Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo no Brasil.
Recebeu Prêmio Aquisição na XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira 2017, Menção Honrosa no 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos em 2021, Menção Honrosa na II Bienal Internacional de Arte Gaia 2017, Melhor Figurinista no Aldeia FIT 2006.
Dentre os principais apoios financeiros recebido para criação e internacionalização de seus trabalhos, destacam-se: Fundação Calouste Gulbenkian, Ministério da Cultura do Brasil, Câmara Municipal do Porto (Shuttle e Criatório), Fundação GDA e DGArtes.
Além de dirigir dezenas de espetáculos teatrais, trabalhou com adereços de cena para Miguel Falabella no Teatro Carlos Gomes no Rio de Janeiro entre 2006 e 2007 e integrou a equipe de direção de Antonio Abujamra no projeto “Geografia da Palavra” na FUNARTE em São Paulo em 2008.
Dentre as principais residências artísticas, destacam-se: Zsenne Art Lab em Bruxelas na Bélgica, LMCC Arts Center – Governors Island em Nova York nos EUA, TEP – Teatro Experimental do Porto, NEC – Núcleo de Experimentação Coreográfica no Mosteiro de São Bento da Vitória, MIRA Artes Performativas no Porto em Portugal, CAMPUS Paulo Cunha e Silva no Porto, no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em Guimarães (Portugal), SESC Santo Amaro em São Paulo no Brasil, SESC Campinas em Campinas-SP, Brasil, Fjúk Arts Centre em Húsavík na Islândia.
Realizou as seguintes curadorias: “Apontamentos sobre as Masculinidades” no Atelier Galeria FFAC no Porto, “There is someone in my mirror and it is not me” no ZSenne Art Lab em Bruxelas, “Queridas Companheiras” no Museu Casa dos Contos em Ouro Preto-MG no Brasil, “Body of Art” na Sput&Nik the Window, “Suaves Brutalidades” no Espaço Cultural Casa Das Onze Janelas – Museu De Arte Contemporânea em Belém-PA no Brasil, “O Mundo Segue Indiferente a Nós”, “Aparelho”, “Kill the President”, “Adorno Político” e “Trabalha-dores do Cu”, sendo todas no Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos na cidade do Porto. Com Hilda de Paulo, assinou as seguintes curadorias: “As Pinturas Fílmicas de Carolee Schneemann” no Queer Porto IV – Festival Internacional de Cinema Queer na cidade do Porto, “Mostra Performatus #2” no SESC Santos em 2017, “Mostra Performatus #1” na Central Galeria de Arte em São Paulo em 2014, “ÁguaAr” no CAAA em Guimarães, entre outras.
Como crítico de arte, publicou textos para a Caixa Cultural do Recife no Brasil, para a Galeria Verve, para o SESC Pompéia em São Paulo durante a exposição de Ana Mendieta, para o SESC Rio Preto, entre outras instituições e espaços.
É membro fundador da revista eletrônica Performatus e da Cia. Excessos. Autor do livro “Discursos críticos através da poética visual de Márcia X.” e organizador, com Hilda de Paulo, da publicação “Evocações da Arte Performática (2010-2013)” e do livro “Quinze Anos de Minha Vida”, de Loïe Fuller, entre outros.