Tales Frey

Ponto Comum – Indumento Relacional (2018)

 

Tales Frey, Ponto Comum – Indumento Relacional, 2018. Indumento interativo, 9 x 57 x 18 cm (caixa com o indumento); 44 x 59 cm (conjunto das fotografias). Edição: 3 + 2 P.A.

 

A partir da performance Ponto Comum, desdobrei o trabalho e criei um indumento interativo. Em duplas, as(os) observadoras(es) podem ser participantes quando juntas(os) ativam a obra a partir da instrução do texto acompanhado de imagens que sugerem formas diversas.

 

O trabalho é ativado a partir da seguinte instrução:

1) Retirem os seus sapatos e removam o traje da caixa para vesti-lo com outra pessoa;

2) Verifiquem se o mesmo se encontra do lado correto para ser vestido;

3) Posicionem-se de costas um(a) para o(a) outro(a) com os seus corpos bem próximos (quase encostados) e introduzam os pés no indumento;

4) Com as pernas já vestidas, segurando o indumento numa altura acima da cintura, juntos, devem orientar-se um(a) de frente para o(a) outro(a);

5) Fechem os zíperes (fechos-ecleres) e explorem poses variadas pelo espaço;

6) Ao terminarem a experimentação, retirem o traje e guardem-no de volta na caixa na posição correta para ser vestido pela próxima dupla.

 

HISTÓRICO

[2019] Exposição Em Posições de Dança. Curadoria de Daniela Labra. Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2019] Exposição Cinco Táticas de Ativação. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.

[2018] Textile in Art [Extensão da Bienal Contextile 2018]. Salão da fileira têxtil e moda portuguesa MODtissimo, Edifício da Alfândega do Porto, Porto, Portugal.

[2018] XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira: Artes Plásticas Tradicionais e Artes Digitais – O Discurso da (Des)ordem. Vila Nova de Cerveira, Portugal.

 

Tales Frey, Ponto Comum, 2017. Fotografias, 150 x 112,5 cm cada. Edição: 5 + 2 P.A. cada

[Além das imagens associadas ao conjunto (caixa, instrução e indumento), elas podem ser apresentadas autonomamente.]