Tales Frey

(Tra)vestir um Fa(c)to (2015)

 

Tales Frey, (Tra)vestir um Fa(c)to, 2015. Vídeo, 45”. Edição: 7 + 2 P.A.

 

Vestir um fato. Vestir um facto. Travestir um fato. Travestir um facto.

O vídeo expõe dois corpos masculinos*, cada qual com dois tipos de fato de casamento: ora é apresentado um fato considerado masculino ora um fato considerado feminino. Um facto social é erigido em quatro combinações de indumentos dispostos sobre cada indivíduo de um único casal homossexual, levando em conta que suas identidades, como todas as outras, não são cristalizadas, não são estruturas fixas; elas estão em constante construção e ultrapassam até mesmo as quatro construções propostas.

 

* Na época da criação do vídeo (Tra)vestir um Fa(c)to, Hilda de Paulo ainda era conhecida por Paulo Aureliano da Mata. A artista começou sua transição de gênero em 2020, mudando de nome nesse mesmo ano.

 

HISTÓRICO

[2017] Exposição coletiva Trânsitos Feministas. CES – Centro de Estudos Sociais, Coimbra, Portugal.

[2017] Exposição coletiva Palavra Líquida. SESC Tijuca, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

[2016] SESC Campinas, Campinas-SP, Brasil.

[2016] Exposição coletiva Sob (Ul)Trajes e Gozos. Curadoria de Suianni Macedo. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal.

[2016] Exposição coletiva Em Estado de Guerra. Organização e curadoria Hilda de Paulo e Tales Frey. Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra, Portugal.

[2015] Projeto transdisciplinar TRANS[acto]#01/2015. Concepção de Isabel Maria Dos. Coimbra, Portugal.

[2015] Exposição coletiva (Tra)vestir um fa(c)to. Curadoria de José Maia. Espaço MIRA, Porto, Portugal.

 

Tales Frey, (Tra)vestir um Fa(c)to (Políptico), 2015. Fotografias, 100 x 44,4 cm ao todo. Edição: 7 + 2 P.A.

 

(Tra)vestir um Fa(c)to (2015) de Tales Frey na exposição coletiva Sob (Ul)Trajes e Gozos com curadoria de Suianni Macedo. Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal, 2016. Fotografia de Manuel Vitoriano

 

(Tra)vestir um Fa(c)to (2015) de Tales Frey na exposição coletiva TRANS[acto]#01/2015 com curadoria de Isabel Maria Dos. Coimbra, Portugal. Fotografia de Isabel Maria Dos