Tales Frey

Impressões Sobre a Velocidade em Repouso (2021)

 

Tales Frey, Impressões Sobre a Velocidade em Repouso, 2021. Vídeo, 1’43”. Edição: 15 + 2 P.A.

 

O vídeo pertence a um conjunto de trabalhos desenvolvidos durante a pandemia de covid-19, onde uma proposição é lançada a um conjunto de artistas, os quais executam tarefas simples para serem filmadas a partir de suas casas e enviam o material para que um projeto autoral aconteça. A proposição consiste em solicitar que corpos cumpram movimentações variadas por debaixo de roupas e acessórios de mesma cor preta sempre em contraste com fundo branco.

De cada um dos vídeos recebidos, um enorme conjunto de frames foi exportado, impresso e intervencionado com desenhos e, então, desenhos e imagens impressas são misturadas para que uma animação stop motion surja. O processo é todo revelado na resolução final, incluindo a presença da mão que manipula as folhas, logo existe um caráter performativo não só na execução de cada partitura por parte de quem aceita ativar a proposição, como também no gesto da mediação revelada.

 

FICHA TÉCNICA

Proposição de Tales Frey | Performers (criação das construções corpóreas): Jean Smekats, Lívia Aguiar, Maicon Minhoto, Mateus Macedo, Rodrigo Mergulhão | Porto/Portugal, 2021

 

HISTÓRICO

[2021] SESC Ipiranga [IGTV]. São Paulo-SP, Brasil.