Tales Frey, Pé 45 Sem Par – Manipulação I. Performance realizada na cidade de Guimarães, Portugal. Junho de 2021
Pé 45 Sem Par – Manipulação I e II consistem em experiências que dão corpo a uma série contínua de performances que acontecem sempre a partir da manipulação das variantes da escultura Pé 45 Sem Par, onde os experimentos são completamente efêmeros e cada performance torna-se única e irrepetível com relação a sua configuração inicial.
A primeira ação desta série – ativada com a participação de Hilda de Paulo – aconteceu como um ensaio para o rito de passagem Pé 45 Sem Par – Manipulação II, funcionando como performance para câmera. Já na segunda manipulação, eu relaciono apenas o meu corpo com o objeto no espaço, sempre em processo de composição/decomposição e, ao mesmo tempo, destruição da matéria e uma nova construção através da sua recombinação. O programa performativo* da segunda manipulação acontece em diálogo com uma ação da compositora musical Lea Petra que, em uma ambientação paralela, compõe sons experimentais através do aniquilamento dos gestuais necessários para o cumprimento clássico da música executada através de um piano e, assim, em harmonia, as duas ações entram em um diálogo espontâneo, onde a troca de estímulos é mútua em ritmos corporais, sonoros e visuais. Pé 45 Sem Par – Manipulação II é realizada como um rito de passagem de aniversário pertencente a série Memento Mori.
A partir das ações e das duas documentações, surgiu a compilação de ambas performances em um só vídeo, cujo título é Pé 45 Sem Par – Manipulação I e II.
Tales Frey, Pé 45 sem Par – manipulação I e II, 2021. Vídeo, 04’21”
Tales Frey, Pé 45 sem Par – manipulação II, 2021. Vídeo, 08’53”
Tales Frey, Pé 45 sem Par – Manipulação I, 2021. Vídeo, 04’27”
FICHA TÉCNICA
Manipulação I: Performance de Tales Frey | Performer convidada: Hilda de Paulo | Câmera: Tânia Dinis | Porto/Portugal 2021
Manipulação II: Performance de Tales Frey | Performer convidada: Lea Petra | Câmera: Eve Bonneau e Julie Dumont | Bruxelas/Bélgica 2021
HISTÓRICO
AO VIVO
[2021] Exquisite Corpses. ZSenne Arte Laboratory, Bruxelas, Bélgica.
SOB O FORMATO DE VÍDEO E/OU OBJETO
[2022] Exposição Academia Corpus. Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2021] SESC Avenida Paulista, Foyer e Programação on-line, São Paulo, Brasil.