Tales Frey

Pé 45 Sem Par (2020-)

 

Tales Frey, Pé 45 Sem Par – Variante I, 2020. Escultura, 9 metros aprox.

[Na exposição Entre a Tensão e o Delírio. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal, 2021.]

 

É num contexto da pandemia do coronavírus e de uma consequente crise financeira – em coincidência com uma maior compreensão sobre a era do esgotamento dos recursos naturais – que a escultura Pé 45 sem Par é elaborada. Trata-se de uma peça feita em papel machê a partir de materiais encontrados em lixos urbanos, havendo a adição de uma mistura de cola, gesso e tinta em pouquíssima quantidade.

O trabalho mescla formas, texturas, dimensões, peso ou leveza que intuímos como masculinos ou femininos, apresentando a representação de uma fisicalidade híbrida e que pode ser posicionada de modos diversos.

 

Tales Frey, Pé 45 Sem Par, 2020. Escultura, 3 metros aprox.

[Na exposição Indicadores da Carne. Galeria Ocupa, Porto, Portugal, 2020.]

 

(…) A escultura “Pé 45 Sem Par” acarreta um diálogo entre elementos contrapostos, que atuam na composição de um único corpo, através do contraste binário e da neutralidade do gênero. Posicionada como instrumento criativo da arte corpórea, a estrutura compreende representações: o contorno dos músculos das pernas “masculinas”, desperta uma sensação de peso, contraposto aos sapatos “femininos”, que se mesclam ao leve material utilizado para esculpir as pernas abertas, o papel machê. As duas extremidades dos membros percorrem inúmeras possibilidades de expressar identidades e suas reproduções, que readéquam aos conceitos de um só corpo, inclusive na alusão à posição decomposta da dança (…).

— Estefânia Tumenas, trecho de texto curatorial da exposição Entre a Tensão e o Delírio, ocorrida no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal, 2021.

 

Testes de manipulações com a escultura ainda em processo durante residência artística realizada em dezembro de 2020 no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal