Tales Frey, Il Faut Souffrir pour Être Belle, 2018. Fotografia, Edição: 5 + 2 P.A.
Tales Frey, Il Faut Souffrir pour Être Belle, 2018. Videoperformance, 2’03’’. Edição: 5 + 2 P.A.
Sobre as pontas de dois pregos grandes, apoio os meus calcanhares e equilibro-me sobre tais objetos por um pequeno recorte de tempo, aludindo ao uso do salto alto e a relação da moda e do ideal de beleza à dor. Fatalmente, o mito de Aquiles é incorporado não apenas pelo signo dos calcanhares como pontos frágeis do corpo sujeitado à ação, mas pela apresentação de um corpo dito masculino submetido a um procedimento atribuído ao taxado por feminino numa sociedade que ainda renega o que não é binário e heteronormativo e, assim, o corpo assoalhado – que consiste em um par de pernas – é sublinhado como vulnerável por relacionar pelos corporais com a sugestão de um adorno corporal, embora sejam apenas pregos.
Para além dos dispositivos do vídeo, do objeto e da fotografia, este trabalho pode ser apresentado como performance ao vivo.
HISTÓRICO
AO VIVO
[2019] Exposição Metáforas Funcionais para Corpos no Espaço. Galeria Monumental, Lisboa, Portugal.
SOB O FORMATO DE FOTOGRAFIA, VÍDEO E/OU OBJETO
[2020] SP-ARTE Viewing Room. Galeria Verve. Programação On-Line. São Paulo-SP, Brasil.
[2020] Como Será o Amanhã? Arte Veine. Programação On-Line. Curadoria de Nelson Ricardo Martins. Rio de Janeiro-RJ, Brasil.
[2020] IV Encontro Intercontinental e Intergaláctico de Performance – Buraco Negro, Caia Dentro. Casa Madá, Londrina-PR, Brasil.
[2019] 9th Under the Subway Video Art Night. Curadoria de Antonio Ortuño. Open Air Art Movie Cinema em Düsseldorf, Alemanha; JCC Harlem em Nova York, EUA; El Más Acá Club Cultural em Buenos Aires, Argentina; Atelier Sanitário no Rio de Janeiro (com a organização de Bruna Costa), Brasil; Convent Carmen em Valência, Espanha; Genalguacil Pueblo Museo em Málaga, Espanha; ArtSpace na Cidade do México.
[2019] Tijuana Performera. Espaço Enclave Caracol, Tijuana, México.
[2019] Exposição Metáforas Funcionais para Corpos no Espaço. Galeria Monumental, Lisboa, Portugal.
[2019] Exposição Cinco Táticas de Ativação. Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal.
[2018] Exposição The Body Never Exists in Itself – First Experimentation. Zsenne Art Laboratory, Bruxelas, Bélgica.